Terremoto de 5,9 graus na Escala Richter atinge Porto Rico

Um forte terremoto de magnitude de 5,9 graus na Escala Richter atingiu a região de Porto Rico na manhã deste sábado (11), deixando para trás um rastro de destruição. Até o momento foi registrado a morte de uma pessoa.

De acordo com as primeiras informações, divulgadas agora a pouco pelas principais agências internacionais de notícias, vários tremores secundários foram sentidos na mesma região. O último tremor aconteceu por volta das 08h54min (horário local).

Um intenso terremoto atingiu Porto Rico neste sábado (11), provocando danos em Guanica. — Foto: Ricardo Ortiz/Reuters

Porto Rico é uma ilha caribenha e um território não incorporado dos Estados Unidos (EUA). Já havia sido afetada por outros tremores, de baixa intensidade, nos últimos dias.

O Serviço Geológico dos EUA (USGS – sigla em inglês) informou que o terremoto ocorreu a cerca de 14 km a Sudeste de Guárnica, uma cidade localizada na Costa Sul da Ilha do Caribe.

Na última terça-feira (07), um terremoto de 6,4 graus na Escala Richter atingiu a ilha caribenha, causando a morte de uma pessoa e provocando um colapso no serviço de energia elétrica, além de danos em diversas regiões.

A governadora de Porto Rico, Wanda Vázquez Garced, declarou estado de emergência na região e determinou que as autoridades, as forças policiais e as equipes de resgate fossem mobilizadas e enviadas para as áreas mais afetadas.

O Centro de Alertas de Tsunamis do Pacífico não emitiu alerta, informando posteriormente que não havia ameaça iminente.

Porto Rico ainda está se recuperando dos danos provocados pelo Furacão Maria, que devastou a ilha há mais de dois anos. Posteriormente, uma série de tremores atingiu a mesma região, provocando pequenos danos.

Com informações das Agências Reuters e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo