Tecnologia de aplicação traz mais lucro e menor impacto ambiental para lavouras

Inovações colocam produtor rural um passo à frente da concorrência

Softwares de gestão, drones de monitoramento e sensores que possibilitam captar informações importantes sobre a lavoura e o solo. A inovação é realidade no campo e o resultado é aumento de produtividade, redução de perdas e menos impacto ambiental. Com investimento cada vez mais acessível, o produtor rural precisa estar atento às novidades.

As chamadas ‘Tecnologias de Aplicação’ têm sido utilizadas com maior frequência, com investimento cada vez mais acessível. As recentes novidades na área serão trazidas no próximo dia 24, na palestra do pesquisador Ulisses Delvaz Gandolfo, que acontece em Maracaju (MS). A palestra faz parte do Painel Preparando Fazendas para o Agro Digital.

Tecnologia de Aplicação – Foto: Embrapa

Doutor em Tecnologia de Aplicação, Ulisses aponta que estar atualizado sobre as inovações é fundamental no avanço de todo o segmento. “Evoluir na tecnologia de aplicação significa fazer as empresas de máquinas, de pontas, de agroquímicos e de adjuvantes evoluírem também, ou seja, há ganhos para todas as cadeiras do agro”, pontua.

Conforme o especialista, uma aplicação de defensivos feita de maneira inadequada pode ser sinônimo de prejuízo para o produtor que, além de não controlar a praga-alvo, acaba tendo desperdício e também aumenta os riscos de contaminar as pessoas e o ambiente. A tecnologia consiste na união de todos os conhecimentos técnicos e científicos visando a qualidade e eficiência na hora da pulverização. “Isso proporciona menor custo de produção e redução de perdas e prejuízos ambientais”, explica o pesquisador.

Gandolfo irá abordar as tecnologias de mecanização, como aplicação, plantabilidade e controle do tráfego de máquinas. A ideia do painel é viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação no dia a dia do produtor rural, contribuindo com a sustentabilidade da agricultura e pecuária.

Para conferir mais informações sobre a palestra, além da programação completa, acesse o site http://www.portalshowtec.com.br/.

Sobre o Showtec

O Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do segmento. A feira é destinada aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, e leva informações de forma direta e aplicável.

O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), contando com patrocínio do Senar/MS, Sistema Fiems/Senai e Sicredi. O Showtec conta, ainda, com o apoio da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (Febrapdp), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa, Fundems, Prefeitura Municipal de Maracaju, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Semagro, Fundação Agrisus e Sanesul.

Fonte: Sato Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo