Lei de Incentivo à Cultura apoia a formação de leitores em Garanhuns, no agreste pernambucano

Foto: Divulgação

Como se desenvolve uma cidade leitora? A aposta do Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns, o Filig, está nas crianças. Desde 2014, o evento investe na formação de pequenos leitores do agreste pernambucano — e com sucesso. O evento conta com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Em 2019, por meio da legislação federal, foram captados QUATROCENTOS MIL REAIS para a realização do evento, que contou com feira de livros e atividades de formação para estudantes e profissionais.

A organizadora do evento, Camila Bandeira Santos, comenta que a lei é essencial para a realização do festival que, por sua vez, se tornou parte importante do calendário escolar e cultural da cidade.

O Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns ocorre anualmente no mês de outubro. Ele conta com a presença de autores e ilustradores nacionais e internacionais e, a cada ano, um tema diferente é abordado. Em 2019, foi a vez da literatura africana, em “Africanidades”. Já em 2020, o festival abordará os contos infantis universais, com o tema “Muito além das fadas”.

Para o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura, Camilo Calandreli, iniciativas como o Filig devem contar com o apoio do governo e da sociedade, uma vez que fomentam uma ação fundamental para o seu desenvolvimento: a leitura.

Apresentando números importantes para o setor, o festival já recebeu mais de TRINTA convidados. Suas atividades literárias e culturais chegaram a SETENTA E DUAS escolas e, somadas, totalizaram mais de DUZENTAS horas de ações de incentivo à leitura, com cerca de OITO MIL livros distribuídos. Foram promovidos DOZE ciclos de formação, com oficinas que beneficiaram aproximadamente 300 profissionais de Garanhuns, tendo impactado mais de DEZ MIL pessoas.

Participante assídua das atividades do Filig desde a primeira edição, a professora Verônica Alves confirma a efetividade das ações do Festival.

A Lei Federal de Incentivo à Cultura contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à cultura, uma vez que os projetos patrocinados precisam oferecer atividades de ensino, capacitação e formação.

Para saber mais sobre a lei e os projetos apoiados, acesse cultura.gov.br

Ouça aqui (3’24”)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo