Atentado a bomba deixa 90 mortos e 65 feridos na Somália

Um atentado a bomba ocorrido na manhã deste sábado (28) na cidade de Mogadíscio, capital da Somália, causou a morte de pelo menos 90 pessoas e deixou outras 65 feridas. Até o momento nenhum grupo assumiu a autoria do ataque.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o ataque ocorreu em um posto alfandegário e atingiu um micro-ônibus onde estavam vários estudantes universitários, além de dois engenheiros turcos.

Policial somali é visto ao lado de um veículo atingido pelo atentado deste sábado (28) em Mogadíscio, na Somália — Foto: Feisal Omar/Reuters

Equipes de emergência e das Forças de Segurança foram mobilizadas e enviadas para o local da explosão, que foi isolado e cercado. Os feridos estão sendo socorridos e encaminhados a hospitais da região, enquanto que os corpos das vítimas fatais estão sendo resgatados e levados para o necrotério da capital.

Uma fonte policial, que pediu para não ser identificada, disse que a explosão ocorreu depois que um carro-bomba se aproximou do micro-ônibus e do posto alfandegário.

Fontes médicas disseram que o número de mortos pode aumentar nas próximas horas, porque muitos feridos encontram-se em estado grave. As vítimas foram levadas para o Hospital Medina, na capital somali.

Um dos médicos do hospital, Yahye Ismai, disse em entrevista coletiva que familiares das vítimas, policiais, enfermeiros e funcionários estão precisando doar sangue para as vítimas.

Um carro-bomba explodiu em Mogadíscio, capital da Somália, na manhã deste sábado (28), causando a morte de 90 pessoas — Foto: Feisal Omar/Reuters

Neste momento chega à redação do Campo Grande Notícias, a informação de que os dois engenheiros turcos não estavam dentro do micro-ônibus, mas do lado de fora, trabalhando nas obras de uma estrada que liga Mogadíscio a Afgoye.

Vários veículos ficaram totalmente destruídos, incluindo o micro-ônibus e o carro dos engenheiros turcos.

A Turquia é um dos principais financiadores da Somália desde a fome que assolou o país em 2011. Juntamente com o Qatar, está financiando uma série de projetos de infraestrutura no país. Vários médicos turcos trabalham em hospitais da região.

O ataque de hoje ocorreu às 08h15min (horário local), quando um suspeito dirigia um carro-bomba próximo ao posto de controle na fronteira entre a Somália e a Turquia.

Até o momento nenhum grupo terrorista assumiu a autoria do ataque, apesar das autoridades somalis e turca acreditarem que o Grupo Al Shabab possa ter efetuado o atentado.

Subiu para 90, o número de mortos no atentado com carro-bomba deste sábado (28), na Somália – Foto: WhatsApp/Reprodução

Testemunhas disseram que ouviram uma forte explosão nas proximidades do posto de controle. Um dos moradores, identificado como sendo Sabdow Ali, de 55 anos, disse ter ouvido a explosão e, que ao sair de casa, contou cerca de 13 mortos na rua e na calçada.

Alguns feridos pediam por socorro, mas infelizmente não pude socorrê-los, porque a polícia abriu fogo, me obrigando a voltar para dentro de casa”, disse Sabdow Ali.

A cidade de Mogadíscio, capital da Somália, sofre frequentes ataques e atentados do Grupo Al Shabab, uma organização terrorista ligada a Al Qaeda.

Esse grupo terrorista controla o Centro e o Sul da Somália, mas pretende retomar o controle total do país para estabelecer um Estado Islâmico.

Com informações das Agências Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo