Avião cai no Cazaquistão e deixa pelo menos 12 mortos

Um avião de passageiros com 95 pessoas a bordo caiu na manhã desta sexta-feira (27), por volta das 07h05min (horário local), no Cazaquistão, causando a morte de pelo menos 12 pessoas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o acidente ocorreu próximo a cidade de Almaty, uma das maiores do país. A aeronave atingiu uma residência, que ficou parcialmente destruída.

Um avião com 100 pessoas a bordo caiu nesta sexta-feira (27) em Almaty, no Cazaquistão, logo após a decolagem. — Foto: Pavel Mikheyev/Reuters

As autoridades locais informaram que o avião levava a bordo 90 passageiros e 5 tripulantes, tendo a maioria sobrevivido ao acidente. Os feridos estão sendo resgatado e levados a hospitais de cidades próximas. Já os corpos das vítimas fatais estão sendo recolhidos e sendo encaminhados aos necrotérios desses hospitais.

As causas do acidente ainda são oficialmente desconhecidas, mas já estão sendo investigadas pelas autoridades competentes. Um especialista em aeronáutica informou que uma das prováveis causas do acidente pode ter sido uma falha nos procedimentos de segurança antes da decolagem.

Testemunha disseram que o avião perdeu altitude, caindo logo em seguida e colidindo em um muro de concreto, atingindo em seguida uma residência de dois andares.

Equipes de emergência foram acionadas e enviadas para o local, que foi isolado e cercado. Socorristas conseguiram resgatar 66 feridos, que foram levados a hospitais da região, sendo que 17 se encontram em estado grave.

Equipes de resgate tentam localizar possíveis sobreviventes na queda do avião no Cazaquistão — Foto: Kazakhstan’s emergencies committee / AFP

A Prefeitura de Almaty informou agora a pouco que as equipes de emergência continuam trabalhando no local, que permanece inacessível à imprensa.

Já se sabe que o avião decolou do Aeroporto de Almaty, e que tinha como destino a cidade de Nursultan, capital do Cazaquistão. A aeronave é um Fokker 100, pertencente à Empresa Bek Air, que ainda não se manifestou oficialmente sobre o ocorrido.

O Comitê de Situações de Emergência do Cazaquistão divulgou imagens que mostram o avião partido em duas partes, com a frente dele caído sobre uma casa, que ficou seriamente danificada.

Já o ministério do Interior do Cazaquistão abriu uma investigação para apurar as causas do acidente e, se possível, apontar responsáveis. Já se considera que houve falha nas regras de segurança antes do voo.

O avião partiu ao meio após colidir em um muro de concreto e em uma casa — Foto: Kazakhstan’s emergencies committee / AFP

O presidente do Cazaquistão, Kssym-Jomart Tokayev, publicou uma mensagem nas redes sociais dizendo: “Os responsáveis serão castigados severamente de acordo com a lei”.

Já o vice-primeiro-ministro do Cazaquistão, Roman Sklyar, disse a repórteres da Agência Reuters, que “Antes de cair, a aeronave tocou a pista com a cauda duas vezes, o trem de pouso estava recolhido“.

Uma sobrevivente do acidente, que pediu para não ser identificada, disse em entrevista à Reuters, que ouviu um som aterrorizantes antes do avião perder a altitude.

“O avião estava voando inclinado. Tudo era como um filme: berros, gritos, pessoas chorando“, disse a sobrevivente.

Ao menos doze pessoas morreram na queda de um avião no Cazaquistão nesta sexta-feira (25) – Foto: WhatsApp/Reprodução

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo