De olho em Tóquio/2020, Etiene Medeiros faz balanço positivo da temporada 2019

Nadadora pernambucana finaliza o ano com bons resultados, como a prata no Mundial na Coréia do Sul e cinco medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. Nesta quinta-feira (26) viaja para treinamento na altitude na Espanha

São Paulo (SP) – Um ano bons resultados. Assim pode ser resumida a temporada de 2019 da nadadora Etiene Medeiros. A pernambucana esteve entre os destaques nas competições disputadas na temporada, como as conquistas da medalha de prata dos 50 m costas no Campeonato Mundial na Coréia do Sul, e as cinco medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, com o ouro nos 50 m livre. E agora já está de olho em Tóquio 2020. Embarca nesta quinta-feira (26) para um treinamento de 21 dias na altitude de Serra Nevada, na Espanha.

“Tivemos Mundial e Pan-Americano como ápice do ano, embora também tenhamos disputado o Maria Lenk e o Finkel. Essas duas grandes competições internacionais têm o glamour delas e antecedem aos Jogos Olímpicos. Importante estar entre as melhores, obtendo bons resultados para ser vista como alguém diferente que pode ter uma boa performance em Tóquio 2020. Ano de preparação em que consegui finalizar bem, com resultados legais. Acabou sendo um ano muito bom”, avaliou Etiene.

Etiene comemora a chegada do Natal (Igo Bione / EtieneMedeiros.com)

O Mundial da Coréia do Sul, em julho, foi uma competição importante para Etiene. “Foi muito bom ganhar a prata nos 50 m costas, nadando com as melhores do mundo. Mais uma medalha para o Brasil e para minha carreira, o que me faz ver que continuo em um nível diferenciado na natação”, comentou.

Em seguida, ela enfrentou o desafio de sair da Coréia praticamente direto para Lima, o que não foi fácil, no início de agosto. O fuso foi uma dificuldade, mas Etiene superou, como geralmente consegue nos momentos mais difíceis. “Pan-Americano foi desafiador, por ser em Lima (Peru), um local que eu não conhecia, fazendo frio naquela época do ano. Às vezes você vê a competição na TV e não sabe o que o atleta passa. Foram cinco dias bem pesados, onde mesmo assim conseguimos cinco medalhas. E o bicampeonato nadando a melhor prova no 50 m livre, outra medalha de ouro, já que eu tinha vencido em Toronto 2015, nos 100 m costas. Um feito bem difícil, mas fui para o Pan com o pensamento de que queria muito aquele resultado”, ressaltou Etiene, primeira e única medalhista de ouro do Brasil em Pan-Americanos em provas individuais.

Mudança de cidade e treino na altitude na Espanha, com foco em Tóquio – O ano de 2019 foi de mudanças para Etiene Medeiros. A nadadora mudou-se de São Paulo e foi para São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. “Foi um desafio, morar em uma cidade bem diferente, mas com uma estrutura muito boa no Sesi. Piscina coberta, profissionais muito bons. Consigo ter um padrão forte de treinamento”, explicou Etiene.

Último treino do ano no Brasil, antes da viagem para Espanha (Igo Bione / EtieneMedeiros.com)

“Agora já estou com a cabeça em 2020. Estou indo para Serra Nevada, na Espanha, fazer treinamento de altitude em um centro de alto rendimento muito bem estruturado. Em fevereiro tenho Sul-Americano, em Buenos Aires, e uma competição preparatória em data a definir. Depois, de 20 a 25 de abril, o Maria Lenk, que vale como seletiva para Tóquio. Estou preparada, vou definir tudo com o Fernando Vanzella, meu treinador, para planejar todos os detalhes de mais um ano juntos. A meta é chegar em Tóquio, se tudo der certo, nos 50 m livre, 100m livre e 100m costas, não sei se estarei nos 100m borboleta e no 50m costas, mas as principais são essas”, finalizou.

Recordes de Etiene – Primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação, Etiene está entre as melhores do mundo nos 50 metros costas há seis anos. Antes do título em 2017, em Budapeste, na Hungria, a pernambucana foi quarta colocada no Mundial em Barcelona 2013 e bronze em Kazan 2015. Ela também é bicampeã do mundo em piscina curta (Doha/2014 e Windsor/2016), além da vitória no revezamento medley misto em 2014. Em 2019 acrescentou mais uma medalha em Mundiais, a prata nos 50 metros costas. Única brasileira bicampeã pan-americana de natação – ganhou ouro nos 100 m costas em Toronto, em 2015, e nos 50 m livre em Lima, em 2019 -, Etiene soma nove medalhas no Pan, sendo quatro no Canadá e cinco no Peru.

Etiene e Rapahel Rodrigues, ambos da equipe do SESI (Igo Bione / EtieneMedeiros.com)

Mais informações:

Instagram: http://www.instagram.com/etimedeiros

Facebook: http://.www.facebook.com/etienemedeirosoficial

Twitter: www.twitter.com/etiene_medeiros

Youtube: youtube.etienemedeiros.com

Flickr: fotos.etienemedeiros.com

Site: www.etienemedeiros.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo