Tempestade Elsa atinge a Europa e provoca destruição e mortes

A forte tempestade que vem assolando a Europa desde sábado (21) vem castigando a Europa já causou a morte de pelo menos nove pessoas e deixou dezenas de feridos. Até o momento 2.500 famílias encontram-se desabrigadas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a tempestade, denominada de ‘Elsa’, já atingiu Portugal, Espanha e França e segue em direção a Alemanha.

Esses países já se encontram em estado de alerta, porque outra tempestade, denominada de ‘Fabien’, deve atingi-los nas próximas horas, segundo informações das agências meteorológicas.

O mar ficou revolto na Cidade de A Guarda, no Noroeste da Espanha, após a passagem da Tempestade Elsa neste sábado (21) — Foto: Miguel Riopa/AFP

A maior preocupação das autoridades desses países é com relação as fortes rajadas de vento, que podem atingiu até 140 km/h, principalmente em áreas montanhosas e descampadas.

Na manhã deste domingo (22), em Girona, na Catalunha, Nordeste da Espanha, um pescador de 30 anos morreu, após cair no mar.

Testemunhas disseram que mesmo com a forte chuva ele saiu para pescar, quando uma forte onda fez o barco tombar, jogando-o no mar. As fortes ondas arrastaram o pescador, fazendo-o se afogar.

Outros pescadores tentaram resgatá-lo, mas não conseguiram. O corpo dele foi recuperado depois de quatro horas.

Na Espanha, um dos países mais afetados pela tempestade Elsa, sete pessoas morreram e mais de 118 mil famílias estão sem eletricidade e sem telefonia móvel e fixa. Já em Portugal, duas pessoas morreram.

Na cidade de Nice, na France, a tempestade espalhou troncos e galhos de árvores pelo principal calçadão da cidade na sexta-feira (20) — Foto: Valery Hache/AFP

A agência alemã Deutsche Welle informou que o serviço telefônico de emergências da Catalunha recebeu cerca de 1.200 chamadas relacionadas aos efeitos da tempestade.

A maior parte dessas chamadas são em decorrência de quedas de árvores, alagamentos e inundações e, sobretudo, danos em imóveis urbanos e rurais.

Neste momento chega à redação do Campo Grande Notícias, a informação de que três socorristas conseguiram resgatar com vida, três homens que tentavam atravessar um rio com jipe próximo a cidade de Porto, em Portugal. O veículo parou de funcionar e estava sendo arrastado pela correnteza.

No mesmo país um homem morreu em decorrência de um acidente rodoviário provocado pela queda de uma árvore. Outro morreu em decorrência do desabamento de uma casa.

Em Madri, na Espanha, um rapaz de 28 anos morreu após ser atingindo por uma marquise de um prédio, que desabou em decorrência das fortes rajadas de vento.

Com informações das Agências Deutsche Welle, France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo