Atentado próximo a base militar deixa mortos e feridos no Afeganistão

Um atentado a bomba ocorrido na manhã desta quarta-feira (11) na cidade de Bagram, no Afeganistão, causou a morte de pelo menos duas pessoas e deixou cerca de 87 feridos.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o ataque aconteceu nas proximidades de uma base militar norte-americana, tendo alguns militares dos Estados Unidos (EUA) ficado feridos.

O atentado foi praticado por insurgentes do Talibã, que utilizando um carro-bomba, atirou-o contra um hospital em construção que fica localizado nas proximidades da base militar dos EUA.

Uma criança é vista saindo pela janela de uma casa em Bagram, no Afeganistão, que ficou danificada após o atentado ocorrido nesta quinta-feira (11). — Foto: Rahmat Gul/AP

A Base Militar dos EUA fica localizada a 64 km ao Norte de Cabul, capital afegã. O atentado causou a morte de uma mulher e de um homem afegãos, e deixou 5 militares norte-americanos feridos.

Todos os demais feridos são afegãos, tendo as vítimas sido socorridas e encaminhadas a hospitais da região. A base militar não chegou a ser atingida.

Em nota, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) informou que ataque foi planejado e executado por jihadistas do Talibã, mas o porta-voz do grupo terrorista nega a informação.

Forças inimigas executaram um ataque contra a base aérea de Bagram esta manhã, apontando contra uma instalação médica em construção e destinada aos afegãos que vivem ao lado da base“, diz a nota da OTAN em Cabul.

Pai carrega a filha ferida no ataque do Talibã em Bagram, no Afeganistão nesta quarta-feira (11). — Foto: Rahmat Gul/AP

As autoridades afegãs informaram agora a pouco que a estrutura do hospital ficou seriamente danificada e que dois autores do ataque, que dirigiam o carro-bomba, morreram no atentado.

Outros terroristas que davam apoio ao ataque abriram fogo com as forças afegãs e estrangeiras, sendo mortos no confronto.

Logo após a explosão do carro-bomba pelos terroristas, um comboio militar norte-americano bombardeou a região.

Várias casas localizadas nas proximidades da Base Militar dos Estados Unidos foram parcialmente danificadas e/ou totalmente destruídas. Uma mesquita também ficou danificada.

O ataque a base militar, que o presidente Donald Trump visitou em novembro deste ano, ocorre em meio as negociações de paz entre autoridades dos EUA e representantes do Talibã, que acontecem em Doha, no Catar.

Lojas foram danificadas em Bagram, no Afeganistão depois do ataque do Talibã nesta quarta-feira (11). — Foto: Rahmat Gul/AP

Com informações das Agências France Presse e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo