Black Friday: oportunidade para o empresário ou para o consumidor?

Willian Maachar – Foto: Arquivo Pessoal

Uma das datas promocionais mais esperadas pelos brasileiros, a Black Friday, acontece nesta sexta (29) com o objetivo de satisfazer as necessidades do consumidor com produtos de qualidade a um preço mais acessível e ao mesmo tempo alavancar o varejo.

De origem internacional, a campanha é oportunidade para empresários locais, principalmente da região central, que foi afetada com a revitalização neste ano. Estima-se que mais de 90% dos lojistas do Centro irão aderir a algum tipo de promoção, uma aposta para aquecer as vendas.

Pesquisas de instituições nacionais mostram que o percentual médio de desconto na Black Friday 2019 deve girar em torno de 24%, menor do que os 29% do levantamento de 2018, porém, ainda um atrativo para a população e, também, para os lojistas. Acredita-se que na edição 2019 haverá um aumento de 16% de adesão por parte do comércio. Para o dono do negócio é hora de aproveitar para reduzir o estoque e liquidar os produtos armazenados. A dica é se basear no histórico das três últimas edições para manter um acervo de mercadorias que possa suprir a necessidade do consumidor, evitar insatisfações e não afetar a credibilidade da loja.

Em ações como o Black Friday, a qualificação e treinamento da sua mão de obra para controle do estoque, precificação padronizada, conhecimento das regras promocionais e bom atendimento são ainda essenciais para que os resultados que a empresa espera sejam alcançados. Além de descontos tradicionais, facilitar o pagamento e oferecer promoções criativas e brindes são outras estratégias que podem ser usadas buscando beneficiar o cliente e, ao mesmo tempo, o negócio.

Nas últimas edições, os celulares lideram o ranking de intenção de compras, com aproximadamente 50%, acompanhado por eletrodomésticos e aparelhos de TV. Além da qualidade e a credibilidade das marcas que participam desta campanha, 90% da população acredita no fator pressão para efetivação da compra, bem como, na reputação do estabelecimento e custo do frete do produto – no caso do e-commerce.

Mas vale um alerta importante: cuidado com a propaganda enganosa. Clientes, redobrem a atenção para não serem surpreendidos por eventuais mudanças de valores na hora de pagar a compra. Às lojas físicas e online, o recado é: não quebrem a confiança depositada em seu negócio. Lembre-se que tentativas de ludibriar o cliente estão sujeitas às sanções administrativas previstas no Código de Defesa do Consumidor. Utilizem essa data comercial para divulgar os seus produtos, a sua marca, prospectar novos consumidores e fidelizar os antigos. Essa é uma oportunidade para mostrar o que seu negócio tem de melhor

*Willian Maachar – Professor mestre do curso de Administração da Uniderp

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