Terremoto de 6,4 graus na Escala Richter atinge o Oeste da Albânia

O abalo sísmico deixou até o momento 9 mortos e 150 feridos.

Um forte terremoto de magnitude de 6,4 graus na Escala Richter atingiu na madrugada desta terça-feira (26) o Oeste da Albânia, causando até o momento a morte de nove pessoa e deixando outras 150 feridas. Equipes de resgate já foram mobilizadas.

De acordo com as primeiras informações, divulgadas agora a pouco pelas principais agências internacionais de notícias, o tremor foi sentido na capital, Tirana, onde prédios balançaram, provocando pânico na população.

Equipes de emergência e de resgate trabalham nos escombros de prédio em Thumane, na Albânia — Foto: Gent Shkullaku / AFP Photo

O Centro Sismológico Euromediterrâneo informou que o terremoto começou por volta das 03h54min (horário local), tendo o epicentro sido localizado no Mar Adriático, 34 km a Noroeste de Tirana, e a 10 km de profundidade. Há registro de várias réplicas de menores intensidades.

Na capital Tirana, muitos moradores correram para as ruas, onde ainda permanece a espera de uma definição do governo.

O Governo da Albânia mobilizou 300 militares para participarem das operações de busca e salvamento, principalmente em Durres e Thumane.

Prédio danificado em Durres, no Oeste da Albânia — Foto: Hektor Pustina / AP Photo

As autoridades locais informaram agora a pouco que ainda existem várias pessoas soterradas sob os escombros de casas e prédios que desbabaram.

Entre as vítimas fatais está uma criança, que morreu soterrada após o desabamento de um edifício em Durres, na Costa Adriática. Um homem e uma mulher morreram no desabamento de um prédio em Thumane, ao Norte da capital Tirana.

Na cidade de Kurbin, um homem entrou em pânico de saltou de um edifício. Ele chegou a ser socorrido e a ser encaminhado a um hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Bombeiros trabalham em prédio que desabou após um terremoto de magnitude 6,4 em Durres, Oeste da Albânia — Foto: Hektor Pustina / AP Photo

O Ministério da Defesa da Albânia disponibilizou equipes e aeronaves para ajudar as equipes de resgate.

Estamos trabalhando para fazer todo o possível nos locais afetados“, disse o primeiro-ministro da Albânia, Edi Rama.

Neste momento chega à redação do Campo Grande Notícias, a informação de que um terremoto de magnitude de 5,4 graus na Escala Richter atingiu a Bósnia. O epicentro do tremor foi localizado a 75 km ao Sul da capital, Sarajevo.

Ainda não há informações sobre possíveis vítimas e nem sobre danos.

Albaneses saem as ruas com medo do terremoto e não dormem — Foto: Gent Shkullaku / AFP Photo

Com informações das Agências Reuters, France Presse e Deutsche Welle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo