Em fórum, mulheres destacam importância do empreendedorismo feminino para o país

Lideranças do Sebrae/MS, da política e do setor produtivo compartilharam conhecimentos em evento voltado para mulheres empreendedoras

O empreendedorismo feminino possui um potencial de crescimento no estado e no país, com mulheres capacitadas exercendo atividades de liderança. O tema iniciou as discussões no Fórum Sebrae Mulheres Empreendedoras, que acontece durante esta segunda-feira (25) no Murano Buffet e reúne referências para compartilhar conhecimentos com empresárias locais.

Durante a abertura do evento, primeiro deste tipo realizado pela instituição de apoio aos pequenos negócios no estado, a diretora técnica do Sebrae/MS, Maristela França, destacou a atuação das mulheres. “Quando observamos a ascensão empresarial da mulher, temos algumas questões que são nossos diferenciais. E trabalhamos isso com as mais de 200 mulheres atendidas no projeto Mulher de Negócios”, explicou.

Participantes compartilham as vivências pessoais para chegar até o posto de liderança – Foto: Divulgação

Além da diretora, participaram da mesa de abertura a senadora Soraya Thronicke; a vice-presidente do Sistema Fiems (Federação das Indústrias de MS), Claudia Volpini; a diretora-técnica do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária), Mariana Urt; a diretora regional do Sesc MS (Serviço Social do Comércio), Regina Ferro; e a conselheira de administração do Sicredi Campo Grande, Matilde Arantes.

Abertura de mercado

No encontro, a senadora Soraya Thronicke mencionou a importância de medidas para garantir uma abertura de mercado, favorecendo os interessados em empreender. “A nível federal estamos trabalhando na abertura de mercado. A MP da Liberdade Econômica tem tudo a ver com o assunto empreendedorismo, já que ela veio para desburocratizar. Precisamos manter a ordem com a fiscalização, mas o Estado também pode ajudar os empreendedores, precisamos avançar”.

Além de temas econômicos, as participantes da mesa compartilharam as vivências pessoais para chegar até o posto de liderança, e ainda, orientações para as empresárias e potenciais empreendedoras. Para o grupo, a humanização nas relações é uma possível característica do empreendedorismo feminino, que pode ser explorada para o crescimento da empresa.

Conforme a diretora regional do Sesc MS, Regina Ferro, a mensagem que fica para as empreendedoras é o investimento no ambiente digital. “Cito como uma referência a Cristina Junqueira, uma das co-criadoras do banco digital Nubank. Ela mostra que precisamos aproveitar as potencialidades que temos no digital. Que possamos ser mulheres empreendedoras no futuro que está porvir”, finaliza.

Fórum Sebrae Mulheres Empreendedoras

O evento é resultado de um trabalho desenvolvido pelo Sebrae ao longo do ano junto a empreendedoras de Mato Grosso do Sul atendidas no programa Mulher de Negócios.

Além das lideranças locais, o fórum traz para um bate-papo empresárias de sucesso a nível nacional, como Sabina Deweik, idealizadora e membro do projeto Eupreendedoras, laboratório de desenvolvimento humano incubado na Rede Ubuntu e Flavia Yumi Chibusa, diretora da unidade de Negócios da AREZZO & Co (ANACAPRI) e gerente de produtos da C&A.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo