Aloha Spirit 2019 é encerrado com disputas acirradas em condições desafiadoras em Cabo Frio

Aloha Spirit 2019 – Foto: Fabio Mota

O Aloha Spirit 2019 foi encerrado em grande estilo na etapa de Cabo Frio/RJ. Se no sábado de manhã, o mar estava liso, tranquilo, já na parte da tarde e, sobretudo no domingo, as condições mudaram, com muito vento, ondulação e correntezas, tornando as disputas desafiadoras. O maior festival de esportes aquáticos do Mundo reuniu mais de 1.100 atletas de 14 estados e também do exterior, divididos em sete modalidades na Praia do Forte.

Na natação em águas abertas – 3.800 metros – Artur Pedroza e Gabriela da Silva Alves repetiram as vitórias de sábado na prova curta. “Foi bem diferente. Mar mexido, difícil de nadar, mas é legal, porque a gente sai um pouco da zona de conforto e mostra que precisa treinar em águas abertas, para ter confiança”, disse o experiente e multicampeão do Aloha e outras provas emblemáticas, Artur Pedroza. “Gosto muito de competir no Aloha, tem outros esportes, a gente acompanha tudo e, quem sabe, um dia participa em outra modalidade”, ressaltou.

Depois de manter a hegemonia no stand up paddle (SUP) no sábado, Lena Ribeiro venceu domingo na canoa havaiana individual (OC1). Como não poderia ficar até o horário da prova técnica de sua modalidade, resolveu participar na canoagem e mais uma vez levou a melhor. “Há muito tempo não fazia, porque normalmente tem outra prova de SUP, mas como tenho uma prova para pegar o diploma da Faculdade de Educação Física, e queria estar aqui, resolvi competir”, explicou.

Aloha Spirit 2019 – Foto: Fabio Mota

“Quase desisti, porque está bem mexido. Na largada era muita gente e só tentei não cair. Só descobri que tinha sido primeira quando cheguei. Mais do que vencer, o legal foi se divertir. O downwind (remada a favor do vento) estava incrível”, complementou a medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, no SUP. Na disputa masculina quem levou a melhor na OC1 foi novamente Luiz Henrique Barta.

Sem Lena no SUP técnico, os dois primeiros lugares ficaram com estrangeiras. A vitória foi da peruana Giannisa Vecco, seguida da dinamarquesa Tina Anderser. “Foi muito duro, muito vento, ondas grandes, mas foi divertido. O lugar é muito lindo”, falou a peruana. Na disputa masculina, Eri Tenório, que mora na Flórida/EUA, repetiu a vitória da prova longa no sábado.

Já no Surfski, Alexandre Ferreira, o Tico, foi o mais rápido. “Foi sensacional, vento muito forte, ondas muito grandes, muita corrente, mas fizemos 5 km maravilhosos de downwind”, relatou. No sábado, quem levou a melhor no waterman, uma espécie de triatlhon, com natação, paddleboard e SUP, foi Fabrício Meirelles Lofrano.

Aloha Spirit 2019 – Foto: Fabio Mota

Outro destaque foi a realização da primeira prova de canoas V3, com nove equipes, sendo três homens e três mulheres, se revezando na disputa de 6 km. Vitória da Genesis, com Rafael Leão, Fabiana Ferreira, Murilo, Luciana, Rafael e Priscila. “Foi um momento legal, especial, teremos um pequeno ajuste, mas a primeira prova teve uma adesão grande, com muita gente assistindo e torcendo. Trouxe dinamismo ao va’a, com o formato de disputa que vai entreter e as pessoas possam acompanhar”, falou João Castro, que também participou da competição.

MUDANÇAS EM 2020 – O criador do evento anunciou grandes novidades e mudanças para 2020. “O Aloha Spirit foi fundado em 2009, construiu um modelo de eventos de competições aquáticas que não existia. Hoje virou inspiração. Existe no Brasil todo provas nesse modelo e isso é muito bom. É hora do Aloha instituir um novo formato de provas, novas modalidades. Vai mudar muito em percursos, em disputas, em modalidades. Diria que vai mudar radicalmente”, revelou. “Vai se apresentar de uma maneira completamente diferente para os próximos dez anos”, completou.

Vale destacar que a etapa de Cabo Frio também contou com a coleta de microlixo nas areias da Duna Preta até o canto esquerdo da Praia do Forte, feita por cerca de 100 alunos de escolas locais, sob coordenação da ONG Mar Sem Lixo, incluindo trabalho de conscientização com palestras sobre meio ambiente e a importância da preservação histórica do local.

Aloha Spirit 2019 – Foto: Pedro Monteiro

Houve também o Festival Aloha Spirit de Cinema, com a projeção de curta metragens na Arena do evento. Antes das homenagens do evento, a Câmara Municipal de Cabo Frio fez uma Moção de Aplausos, propositura do vereador Luis Geraldo Simas de Azevedo, ao criador e organizador da competição, João Castro, pelos relevantes serviços prestados ao Município. Depois, foram homenageados Claudia Carrapatos, Fagner Magalhães, Lena Ribeiro, Américo Pinheiro, Guilherme Barrojo e Victor Ribas. Outro momento que empolgou o público durante o simpósio técnico foi o sorteio da canoa V6, produzida pela Mirage Original Canoe, com a equipe Remo Brasília levando o prêmio.

O Aloha Spirit 2019 teve o copatrocínio da Riachuelo e Cerveja Enseada, com apoio da Prefeitura Municipal de Cabo Frio e Secretaria de Turismo, Projetos Mares Limpos – ONU Meio Ambiente, Menos 1 Lixo, Mormaii, Mirage e Revista Trip. Realização: Associação Magna de Desportes e produção da Ecooutdoor Sports Business.

Saiba mais sobre o Aloha Spirit, no site oficial alohaspirit.com.br e nas redes sociais: youtube.com/alohaspiritBRinstagram.com/alohaspiritbrasil e facebook.com/AlohaSpiritBrasil ou baixo o aplicativo disponível para Androide ou IOS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo