No SUP, Lena Ribeiro confirma o favoritismo no feminino e Eri Tenório vem da Flórida para levar entre os homens no Aloha Spirit em Cabo Frio

Maior festival de esportes aquáticos do mundo tem disputas domingo na Praia do Forte

Festival Aloha Spirit em Cabo Frio (RJ) – Foto: Pedro Monteiro

Medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, Lena Ribeiro fez nova festa, agora “em casa” na final do Aloha Spirit, o maior festival de esportes aquáticos do Mundo, que está sendo disputado em Cabo Frio. A principal atleta do Brasil no stand up paddle (SUP) – e que mora na vizinha Arraial do Cabo –  venceu a prova de longa distância neste sábado, na Praia do Forte, para manter os 100% de aproveitamento no Circuito.

Entre os homens, Eri Tenório, veio da Flórida/EUA, onde mora e compete, foi o mais rápido, com a jovem revelação Guilherme Cunha, de apenas 16 anos, faturando o título geral. “Eu sou de Búzios, mas vivo na Flórida a maior parte do tempo, competindo as principais disputas internacionais. Fiz as maiores provas do ano e sempre tento vir no final do ano para o Aloha, que para mim é o melhor evento do Brasil”, comentou.

Lena também sintetizou bem o que é o Aloha Spirit. “É sempre um evento incrível, uma grande confraternização de vários esportes, sempre tem alguém na água. As condições não poderiam estar melhores. O dia lindo, a água azul, pouquinho vento lá fora, só o suficiente para refrescar, e a ondulação está aquela que não incomoda e deixa a prova um pouco mais técnica”, disse.

Lena Ribeiro – Foto: Pedro Monteiro

“Agora é curtir as outras modalidades, torcer para os amigos, o Aloha é isso. É muito bom competir aqui, porque é um lugar que conheço muito bem e ter amigos e família perto é sempre mais especial”, complementou Lena, que neste domingo volta ao mar, para a prova técnica de SUP, onde também é líder e favorita.

O sábado, segundo dia do Aloha Spirit, também contou com outras importantes provas, como a natação em águas abertas, com vitórias de dois atletas fluminenses, experiente Artur Pedroza, mais uma vez, e Gabriela Alves. No va’a, as canoas havaianas, a equipe Ubatuba Hoe, foi a grande campeã da categoria overall masculina longa distância, vencendo do início ao fim.

“Conseguimos manter o ritmo e no final abrir vantagem. O mar está lisinho, tem uma ondulação lá fora e deu até para brincar na volta”, vibrou Lucas, que remou junto com Clayton, Rogério, Anderson, Hermes e Rafael. Na feminina, vitória da equipe Odoya/Terra Simão, formada por Priscila, Lúcia, Claudia, Gisele, Sofia e Fabiana. Na mista, quem cruzou na frente foi a equipe local da Escola de Canoa Dayone Rossi, com Simone, Eva, Luane, Douglas, Igor e Márcio. Já no paddleboard Ricardo Almada garantiu o primeiro lugar.

Ricardo Almada – Foto: Pedro Monteiro

O evento segue neste domingo, novamente com provas de SUP, prova técnica, natação, surfski, canoa individual, como destaques. O Aloha Spirit começou na sexta-feira com uma importante ação social, com a coleta de microlixo nas areias da Duna Preta até o canto esquerdo da Praia do Forte, feita por cerca de 100 alunos das escolas municipais João Rocha e Antonio da Cunha Azevedo e da escola particlar Beija Flor, sob coordenação da ONG Mar Sem Lixo.

Além da iniciativa na praia, também acompanharam um importante trabalho de conscientização. O biólogo José Henrique falou da importância da preservação do sambaqui (sitio arqueológico). “Temos de preservar nossa história, isso contra um pouco de como os nossos antepassados viviam”, afirmou. Já a bióloga Aline Rodrigues falou do cuidado com as vegetações costeiras.

O primeiro dia ainda contou com o Festival Aloha Spirit de Cinema, com a projeção de seis curta metragens na Arena do evento. Antes das homenagens do evento, a Câmara Municipal de Cabo Frio fez uma Moção de Aplausos, propositura do vereador Luis Geraldo Simas de Azevedo, ao criador e organizador da competição, João Castro, pelos relevantes serviços prestados ao Município.

Equipe Ubatuba Hoe – Foto: Pedro Monteiro

Depois, foram homenageados Claudia Carrapatos, Fagner Magalhães, Lena Ribeiro, Américo Pinheiro, Guilherme Barrojo e Victor Ribas. Outro momento que empolgou o público durante o simpósio técnico foi o sorteio da canoa V6, produzida pela Mirage Original Canoe, com a equipe Remo Brasília levando o prêmio. No total, mais de 1.100 atletas de 4 estados, do Rio Grande do Sul ao Pará, além de Chile, Equador, Argentina e Uruguai, se inscreveram para a etapa Cabo Frio.

O Aloha Spirit 2019 tem o copatrocínio da Riachuelo e Cerveja Enseada, com apoio da Prefeitura Municipal de Cabo Frio e Secretaria de Turismo, Projetos Mares Limpos – ONU Meio Ambiente, Menos 1 Lixo, Mormaii, Mirage e Revista Trip. Realização: Associação Magna de Desportes e produção da Ecooutdoor Sports Business.

Saiba mais sobre o Aloha Spirit, no site oficial alohaspirit.com.br e nas redes sociais: youtube.com/alohaspiritBRinstagram.com/alohaspiritbrasil e facebook.com/AlohaSpiritBrasil ou baixo o aplicativo disponível para Androide ou IOS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo