Guia ajuda propriedades rurais a gerarem renda com unidades de conservação

Material elaborado pelo Sebrae/MS em parceria com a WWF Brasil apresenta plano de negócios para mostrar como tornar área mais rentável

Conciliar sustentabilidade com geração de renda é possível. O guia “Como Gerar Renda com RPPNs”, elaborado pelo Sebrae/MS em parceria com a ONG WWF-Brasil já está disponível para leitura. A cartilha foi apresentada durante o Simpósio de Uso Público em Parques no Mato Grosso do Sul, ocorrido na última terça-feira (12) em Campo Grande.

Guia foi apresentado no Simpósio de Uso Público em Parques no Mato Grosso do Sul – Foto: Divulgação

O guia é voltado para quem já possui uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) ou para interessados em ter a área na propriedade. A proposta é mostrar que é possível empreender no local ou no entorno, gerando mais renda a partir de iniciativas ecológicas. Para tanto, a cartilha apresenta ferramentas como o modelo Canvas, a análise SWOT/FOFA e plano de negócios.

“Um ponto muito forte da cartilha é possibilitar de forma planejada e estruturada a obtenção de recursos financeiros contínuos para viabilizar a manutenção das RPPN, além de possibilitar um ganho para o proprietário rural e ampliar as redes de conservação na natureza de cada região”, explica o consultor do Sebrae, Hamilton de Menezes Fernandes.

O conteúdo passa por temas como “O que é uma unidade de conservação?”, “Qual a função da RPPN e o que se pode fazer nela?”, O que é um plano de Negócio?”, “A construção do plano de negócio”, “Sugestões de oportunidades de negócio”, entre outros.

“Conciliar a conservação com negócio sustentável, este é o caminho inovador que o WWF Brasil visualizou ao conhecer o plano de negócios do Sebrae. Parceria esta que visa apoiar os proprietários de terras privadas, dando a eles ferramentas acessíveis para gerenciar seu negócio”, afirma Julia Boock, coordenadora da WWF.

O guia pode ser acessado em: bit.ly/guiarppns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo