Crianças criam “negócios” e vendem produtos e serviços em feira de empreendedorismo

Feira Jovens Empreendedores Primeiros Passos foi uma das atrações do Dia da Oportunidade em Chapadão do Sul

Com idade a partir de seis anos, crianças e adolescentes de seis escolas municipais de Chapadão do Sul participaram da Feira Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), uma das atrações do Dia da Oportunidade ocorrido na última sexta-feira (8) no município. O evento, que integra as ações do programa Cidade Empreendedora, é uma realização do Sebrae e da Prefeitura para fomentar negócios na região.

Na Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, os visitantes encontraram “empresas” de brinquedos ecológicos, mudas de plantas, ervas aromáticas, artesanato sustentável, locação de livros e alimentos. Os produtos foram criados e comercializados pelos alunos, como resultado de uma disciplina de empreendedorismo. A formação contemplou pelo menos 3,5 mil crianças e adolescentes do 1º ao 9º ano de Chapadão do Sul.

Educação Empreendedora chega a 3,5 mil crianças e adolescentes de Chapadão do Sul – Foto: Sebrae/MS – Foto. Divulgação

A Educação Empreendedora leva para a sala de aula noções de Administração de Empresas, Plano de Negócios, Marketing e outros assuntos relacionados à abertura de um negócio. “É um desafio prazeroso e produtivo, porque o que eles aprenderam na apostila estão colocando em prática agora. O nosso lema é empreender desde cedo e isso ajuda nas outras disciplinas, já que eles mudam comportamentos. Ajudamos a formar cidadãos”, explica a professora Rosana Aparecida da Silva.

A aluna Emmanuelly Vitória, de 13 anos, cursa o 7º ano e conta que a turma desenvolveu artesanato sustentável a partir da reutilização de materiais que seriam descartados. “Estamos vendendo e ajudando a escola, aprendemos lições para a vida inteira”. Já a aluna do 6º ano, Laura Ferreira, de 12 anos, elaborou objetos de decoração a partir da reciclagem do papel. “A feira é bem legal, desenvolve a participação do aluno”, afirma.

Educação Empreendedor

O curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos segue uma metodologia do Sebrae voltado ao Ensino Fundamental, com o objetivo de estimular habilidades e comportamentos empreendedores. Para cada ano cursado, é apresentada uma proposta pedagógica, que vai ficando complexa conforme o desenvolvimento da criança. A instituição também possui outras metodologias, voltadas ao Ensino Médio e Superior, por exemplo.

Para poder ofertar o material nas escolas, os professores passam por uma capacitação, que hoje já abrange 95% dos educadores da rede municipal e estadual de Chapadão do Sul. Apesar de apenas uma parte aplicar a disciplina, a meta é formar todos para auxiliar a levar o empreendedorismo para a sala de aula.

O empenho para promover a Educação Empreendedora já traz resultados. É o caso da professora da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, Lucilene Milbratz, que também acompanhava a turma na feira do JEPP. Em 2019, ela ganhou o prêmio Sebrae Educação Empreendedora na categoria Ensino Fundamental, com o projeto “Semeando Conhecimento, colhendo um empreendedor”.

“A princípio eles acham que é uma disciplina para ‘encher linguiça’, até que começam a valorizar e enxergar o empreendedorismo como uma possibilidade. Hoje, o empreendedorismo não veio apenas para tirar o desemprego, mas também para tirar dos alunos que ‘sala de aula é ruim’, e para mostrar que eles são os protagonistas, cidadãos com autonomia”, explica a professora.

Segundo o técnico do Sebrae na região, Lucas Borelli, o empreendedorismo mostra aos jovens um futuro onde eles são os donos das suas próprias histórias. “Transformamos ideias e oportunidades em negócios, é inspirador ver o quanto essas crianças aprendem durante o ano e agora mostram para a sociedade o resultado desse trabalho. Parabéns à equipe de educação, aos pais e aos jovens que acreditam na Educação Empreendedora, empreender é viver o futuro hoje”.

Cidade Empreendedora

Desenvolver a Educação Empreendedora é também um dos focos do Cidade Empreendedora, parceria entre o Sebrae e a Prefeitura para o crescimento econômico do município. O Dia da Oportunidade é uma das ações do programa. Mais informações no site www.sebraecidadeempreendedora.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo