Artista plástica relança exposição no Marco após 16 anos

Lúcia Martins inaugura nova fase de “A, Ar, Árvore” nesta quarta-feira

Exposição “A, Ar, Árvore II”, da artista plástica Lúcia Martins – Foto: Bruna Barbosa

Muita coisa mudou no mundo em 16 anos, e também na carreira da artista plástica Lúcia Martins. Mas um desejo continuava latente, relançar a exposição “A, Ar, Árvore”, que marcou sua trajetória ao ser instalada no Marco em 2003. Agora o sonho se concretizou, e uma nova fase da exposição será inaugurada nesta quarta-feira (13), às 19h30, no mesmo local, com a mesma essência, mas trazendo muitas novidades. “Esse tema da preservação ambiental continua vivo e cada vez mais presente. Minha exposição é acima de tudo uma esperança de que cada um de nós entendamos que o planeta sempre sofrerá transformações, mas cabe a nós ajudar para que elas sejam positivas, respeitando o fluxo da natureza”, explica Lúcia.

Nesta exposição são apresentadas seis séries que dão conta do universo poético da artista: “Reserva Mamirauá”, “Fazenda Campana”, “Baía do Padre”, “Vale do Guaporé”, “Parque das Nações Indígenas” e “No caminho de casa”. São ao todo 14 quadros, 2 tapeçarias e 84 fotografias selecionadas por Lúcia. Além disso, no centro do espaço expositivo estão três esculturas: Árvore-guerra, Árvore-vaca e Árvore-liberdade. “Sagradas, feridas, tribais ou cortadas, as árvores são mais que uma árvore, são a grande metáfora desta exposição, são o signo ancestral da vida e da sabedoria. Lúcia desenha árvores bordando, criando, assim, sua própria ciência, retraçando o eixo do mundo, celebrando raízes e inventando histórias”, define Maria Adélia Menegazzo, da Associação Brasileira de Críticos de Arte/MS.

Exposição “A, Ar, Árvore II”, da artista plástica Lúcia Martins – Foto: Raquel de Souza

A exposição “A, Ar, Árvore II” integra a terceira temporada do Marco, e divide espaço no museu com os trabalhos de Leoni Manrique (Bolívia), Descendentes de Lídia (MS) e Andréa Bracher (RS). Os trabalhos de Lúcia Martins ficarão expostos do dia 13 de novembro até fevereiro de 2020. “Eu falo pra quem ama a natureza e questiona as modificações que ela sofre. Acredito que ter nascido em Mato Grosso do Sul e ter sido criada numa fazenda me fez observar muito a natureza, e ainda é um tema que mexe muito com a minha imaginação. Por isso, além da beleza estética também procuro transmitir essa mensagem de preservação ambiental que perpassa todas as obras escolhidas”, conclui a artista.

Sobre a artista: Lúcia Martins Coelho Barbosa vive e trabalha em Campo Grande/MS. Há mais de 42 anos atua na área de artes plásticas com acrílico, pastel seco, aquarela e técnicas mistas. Já expôs suas obras em Portugal, Itália, França, EUA, Japão e Paraguai, e recebeu diversas premiações. Em 2016 criou o Múltiplo Ateliê, que mistura arte com gastronomia, dança, yoga e audiovisual.

Serviço: A exposição “A, Ar, Árvore II”, da artista plástica Lúcia Martins, será inaugurada nesta quarta-feira, dia 13 de novembro, a partir das 19h30 no Marco – Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul, localizado na Rua Antônio Maria Coelho, 6000 (dentro do Parque das Nações Indígenas).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo