Ministério da Cidadania recebe prêmio de inovação no combate à pobreza no Brasil

Foto: Divulgação

A Rede Cadastro Único, trabalho de articulação desenvolvido pelo Ministério da Cidadania, foi premiado no concurso de inovação no setor público promovido pela Escola Nacional de Administração Pública, a Enap. O prêmio, entregue durante a 5ª Semana de Inovação, reconheceu a importância do projeto, que foi criado para promover a troca de experiências, coordenar ações de programas sociais e incentivar o uso adequado das informações cadastrais para beneficiar a população de baixa renda.

A Rede Cadastro Único concorreu na categoria Inovação em serviços ou políticas públicas no poder executivo federal. O coordenador-geral de Apoio à Integração de Ações do Departamento do Cadastro Único, José Roberto Frutuoso, destacou a importância da Rede na intersetorialidade de políticas voltadas para a diminuição da pobreza.

A Rede Cadastro Único reúne gestores e técnicos de 26 políticas e programas sociais desenvolvidos pelo governo federal. Ela funciona tanto com reuniões presenciais quanto por meio de um portal de acesso restrito para interação e compartilhamento de informações.

Este é o terceiro ano consecutivo em que o Ministério da Cidadania recebe o prêmio. Segundo o secretário de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério, Vinícius Botelho, a premiação reconhece o trabalho que vem sendo realizado na diminuição da pobreza.

O Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele, são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras. A base de dados é usada para elaboração e promoção de políticas públicas voltadas a esse público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo