Tempestade atinge o Oeste da França

O Governo da França colocou na manhã deste domingo (03) 15 Departamentos (Estados) em estado de alerta máximo, em razão da Tempestade Amélie, que segue pelo Oceano Atlântico em direção as regiões Centro-Oeste e Sudeste do país. Os ventos, considerados demasiadamente fortes, chegaram a atingir os 160 km/h.

De acordo com as primeiras informações, divulgadas agora a pouco pelas principais agências internacionais de notícias, a tempestade já causou chuvas torrenciais e inundações, além de danos a infraestrutura de várias cidades.

As autoridades francesas informaram que as chuvas já causaram a interrupção de energia elétrica para 140 mil residências, cujos moradores permanecem sem luz e sem poderem deixar seus imóveis. Apesar dos prejuízos, ainda não foi registrado vítimas.

Onda gigante atinge um farol na cidade de Porspoder, na França, neste sábado (2), horas antes da tempestade Amélie atingir a região — Foto: Damien Meyer/AFP

A Costa Atlântica da França foi atingida pela Tempestade Amélie na noite deste sábado (02). As chuvas torrenciais provocaram inundações e deslizamentos de terra, obrigando as autoridades policiais a interditarem e fecharem estradas e rodovias.

As fortes rajadas de vento fizeram com que árvores, placas de sinalização, postes de energia elétrica e semáforos fossem arrancados, caindo sobre as vias públicas.

Os bombeiros realizaram centenas de intervenções, principalmente na desobstrução de estradas e rodovias, que estavam bloqueadas em decorrência da queda de árvores, postes e placas de sinalização.

Hospitais e equipes médicas estão de prontidão e podem ser mobilizadas a qualquer momento. Helicópteros e ambulâncias permanecem a disposição das equipes de resgate.

O transporte público foi afetado, tendo várias linhas de trens sido suspensas, canceladas e/ou adiadas.

O litoral do Mar Mediterrâneo não foi poupado e a tempestade chegou a atingir a região provocando queda de granizo, chuva torrencial e fortes rajadas de vento.

Em Marselha, em apenas três horas, foram registradas precipitações pluviométricas de 50 milímetros. Há relatos de que houve inundações na região.

Uma das principais estradas de Nice foi totalmente encoberta pela lama e precisou ser interditada. Já na cidade de Nîmes, uma partida de futebol teve que ser cancelada.

O Nîmes Olympique iria enfrentar o Rennes pela 12ª rodada do Campeonato Francês de Futebol. A partida foi adiada, sem previsão de quando ela irá acontecer.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo