Resumo das Ações da Campanha do Distrito 4470 na Campanha de Vacinação 2019

Fotos: WhatsApp/Divulgação

Durante o mês de outubro de 2019, os Rotary Clubs do Distrito 4470 que engloba a maioria das cidades do estado de Mato Grosso do Sul, mais a cidade de Pedro Juan Caballero no Paraguai e parte do estado de São Paulo (Avanhandava à Castilho) estiveram envolvidos em ajudar nosso país a superar com louvor as metas de vacinação contra o sarampo.

O Rotary é o maior clube de serviço do mundo e a nossa maior bandeira é a erradicação da poliomielite através do programa POLIO PLUS. O programa POLIO PLUS foi criado em 1985 pela Fundação Rotária e desde então foram investidos 1,5 bilhão de dólares no combate à pólio. Isso levou a redução do número de casos da doença de 350 mil em 1985 para apenas 30 casos em 2018.

Devido ao êxito que o Rotary está tendo e a sua larga experiência em campanhas de vacinação, fomos os maiores parceiros do Ministério da Saúde também na campanha de vacinação contra o sarampo que é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos de idade.

Fotos: WhatsApp/Divulgação

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após. Nos últimos anos, casos de sarampo têm sido reportados em várias partes do mundo e segundo a OMS, os países dos continentes europeu e africano registraram o maior número de casos da doença.

Para não deixar essa doença se alastrar os clubes rotários juntamente com Interact Clubs (jovens de 12 a 18 anos), Rotaract Clubs (jovens de 19 a 30 anos) e Casa da Amizade (Associação das Senhoras de Rotarianos) do Distrito 4470 realizaram as seguintes ações (por ordem alfabética de clube):

  • INTERACT CLUB DE BATAYPORÃ:entregou panfletos na porta da creche aos pais das crianças informando da campanha de vacinação.
  • ROTARACT CLUB DE ARAÇATUBA – BANDEIRANTES:Divulgação da campanha de vacinação por meio de panfletagem e exposição do banner nas ruas durante a semana e no sábado dia D, panfletagem em uma UBS do município.
  • ROTARACT CLUB DE CAMPO GRANDE:No dia D da campanha nacional de vacinação, realizou ação de divulgação por meio do banner alusivo à campanha e divulgação em mídias sociais.
  • ROTARACT CLUB DE MIRANDÓPOLIS:Durante a semana fizeram a divulgação por meio de panfletos e conscientização da população nas creches do município e no dia D estiveram nos postos de saúde realizando panfletagem e distribuição de doces para as crianças.
  • ROTARACT CLUB DE PENÁPOLIS:Promoveu durante o mês de outubro a campanha de vacinação, filtro da End Polio Now e no Dia D realizou ação de conscientização no centro da cidade de Penápolis entregando panfletos nas UBS, orientando os pais sobre a vacinação e oferecendo passeio de trenzinho para as crianças.
  • ROTARACT CLUB DE PENÁPOLIS – XV DE MARÇO:Participou de divulgação no centro cidade. A divulgação envolveu a Família Rotária penapolense e consistiu em passeio de trenzinho pelas principais ruas e avenidas da cidade, exposição de banners divulgando a campanha End Polio Now, bem como de bandeiras e camisetas dos Clubes.
  • ROTARACT CLUB DE VALPARAÍSO:Produziu um vídeo sobre o dia mundial de combate a pólio com a participação de figuras ilustres da família rotária e convidados.
  • ROTARY CLUB DE ANDRADINA INTEGRAÇÃO:Participou da campanha de vacinação no CAMO UAS Norte informando aos pais sobre a importância da vacinação com panfletos e banners e para as crianças distribuíram bexigas e pirulitos alegrando-as.
  • ROTARY CLUB DE ARAÇATUBA – ALVORADA + ROTARY CLUB DE ARAÇATUBA – OESTE:Promoveram entrega de folhetos e colocação de faixa em um posto de vacinação na cidade de Araçatuba.
  • ROTARY CLUB DE ARAÇATUBA – BANDEIRANTES: Participou da campanha de vacinação recebendo as crianças e orientando os pais na porta da UBS do bairro Atlântico e carro de som nos bairros em volta.
  • ROTARY CLUB DE ARAÇATUBA – CENTENÁRIO + ROTARY CLUB DE ARAÇATUBA – LESTE: Participou da campanha de vacinação no dia D na UBS do bairro Alvorada, com faixa e folhetos da campanha.
  • ROTARY CLUB DE ARAÇATUBA – CIDADE AMIGA:Participou da campanha de vacinação recebendo as crianças e orientando os pais na porta da UBS do Jardim TV.
  • ROTARY CLUB DE ARAÇATUBA + ROTARY CLUB DE ARAÇATUBA – NOROESTE:Participaram da campanha de vacinação fazendo a entrega de panfletos em residências do bairro São José e na UBS do mesmo bairro.
  • ROTARY CLUB DE BATAYPORÃ:fez divulgação da campanha de vacinação através do rádio.
  • ROTARY CLUB DE BELA VISTA + INTERACT CLUB DE BELA VISTA:Fizeram panfletagem em diferentes pontos da cidade e nos locais de vacinação distribuíram pirulitos, balas e bombom.
  • ROTARY CLUB DE BILAC:Entregou panfletos na Unidade Básica de Saúde e da Família, orientando os pais sobre a importância da vacina do sarampo.
  • ROTARY CLUB DE CAARAPÓ:Fizeram cartazes e distribuíram em vários locais da cidade, divulgaram na rádio e visitaram vários pontos de vacinação durante o dia D.
  • ROTARY CLUB DE CASSILÂNDIA + CASA DA AMIZADE:Formaram parceria com a secretaria de saúde na campanha de vacinação contra o Sarampo e a Polio, também doando bicicletas para sorteios às crianças que foram vacinadas.
  • ROTARY CLUB DE CORUMBÁ: Abraçou um Posto de Vacinação, com banda de Patrulheiros Mirins, ofereceu bolas, picolé, pipoca na abertura oficial com o Secretário de Saúde do Município.
  • ROTARY CLUB DE GUARAÇAÍ + CASA DA AMIZADE:Na semana que antecedeu a vacinação visitou todos os alunos da rede municipal de ensino, de 6 meses a 5 anos, informando sobre a vacinação, colou bilhete nos cadernos avisando aos pais, e colocou uma pulseira em cada criança lembrando da vacinação. No dia D, com a presença do Governador Caballero e da Embaixatriz Glória, recebeu as crianças com algodão doce, cama elástica e pintura facial.
  • ROTARY CLUB DE ITAPORÃ: Juntamente com a secretaria de saúde do município, realizaram no dia 18/10/2019 uma carreata com o Zé gotinha com o auxílio de um carro de som nas ruas de Itaporã, divulgando e conscientizando toda população sobre o dia D que ocorreu no sábado 19/10/2019 em todos os postos de atendimento da cidade.
  • ROTARY CLUB DE IVINHEMA:Fez carreata na cidade vizinha que ainda não tem Rotary. Fez entrega de panfletos, visita nos postos de saúde da cidade. Isso tudo em parceria com Interact e Rotaract.
  • ROTARY CLUB DE JARDIM – GUIA LOPES DA LAGUNA:Participou da campanha nacional de vacinação através de panfletagens nos CIEI, foram entregues 400 panfletos informativos.
  • ROTARY CLUB DE MARACAJU + ROTARACT CLUB DE MARACAJU + ASR MARACAJU: Em parceria com Secretária de Saúde e através dos agentes de saúde divulgou a campanha por meio de panfleto, cartaz, faixas e rádio e no dia grupos de companheiros ficaram em 3 postos de vacinação distribuindo balas e alegria para as crianças.
  • ROTARY CLUB DE MIRANDÓPOLIS + INTERACT CLUB DE MIRANDÓPOLIS + CASA DA AMIZADE DE MIRANDÓPOLIS:Participaram da divulgação da campanha nacional de vacinação com entrega de folders, pirulitos e diversão para as crianças.
  • ROTARY CLUB DE NAVIRAI INTEGRAÇÃO + ROTARY CLUB DE NAVIRAI:Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde participaram da divulgação e conscientização da campanha, recebendo as crianças no dia D e sorteando um total de 11 bicicletas infantis como incentivo.
  • ROTARY CLUB DE NOVA ANDRADINA:Em parceria com a Secretaria de Saúde, divulgou a campanha de vacinação em rádios e distribuição de panfletos no semáforo juntamente com os companheiros do clube e o secretário de saúde.
  • ROTARY CLUB DE PENÁPOLIS – SÃO FRANCISCO: Trenzinho de divulgação na praça da cidade, conscientização da população com alunos de medicina, entrega de panfletos nos postos de saúde e creches da cidade.
  • ROTARY CLUB DE PONTA PORÃ-PEDRO JUAN CABALLERO – FRONTEIRA:participou efetivamente da campanha nacional de vacinação, recebendo as crianças com doces, brinquedos e o tradicional pula-pula na E.S.F. Zeneida Terra de Siqueira, bairro Kamel Saad.
  • ROTARY CLUB DE PONTA PORÃ-PEDRO JUAN CABALLERO:Participou da campanha nacional de vacinação, recebendo as crianças com pipoca e algodão doce e lembrando aos pais a importância da vacinação, no posto de saúde do Jardim Aeroporto do bairro da Granja.
  • ROTARY CLUB DE SELVÍRIA + INTERACT CLUB DE SELVÍRIA:Caminhada no centro e bairros do município com carro de som, conscientizando a população para levar os filhos para tomarem a vacina e sobre o trabalho importante do Rotary para o fim da erradicação da Poliomielite no mundo.
  • ROTARY CLUB DE TRÊS LAGOAS + ROTARY CLUB DE TRÊS LAGOAS CIDADE DAS ÁGUAS + INTERACT CLUB DE TRÊS LAGOAS:Fizeram panfletagem, cartazes e faixas e abordagem nas ruas do centro de Três Lagoas. Lançaram um vídeo com um flashmob coreografado pelo Studio Bricio Dance e Samira Gama. A AJE-TL e o Colégio Mieza foram os grandes apoiadores da campanha.  A música tema foi “Vamo Pulá” da dupla Sandy e Júnior que, no final, foi entoado num coro a frase proferida pelos alunos do SESC, “Vamos vacinar”.
  • ROTARY CLUB DE VALPARAÍSO:Participou da campanha de vacinação conscientizando à população sobre a importância da vacinação e distribuindo panfletos na feira e explicando a importância de estar em dia com a carteira de vacinação.
  • ROTARY CLUB SATÉLITE DE CAMPO GRANDE – UNIVERSIDADE AQUIDAUANA PORTAL DO PANTANAL + ROTARACT: Participaram com cartazes, entrega de folhetos e visitaram vários pontos de vacinação entregando pirulitos para as crianças no dia D.
  • ROTARY CLUB SATÉLITE DE JARDIM GUIA LOPES DA LAGUNA BONITO LAGO AZUL:Participou da campanha de vacinação divulgando no comércio o Dia D e também com distribuição de balas/pirulitos para recepção das crianças e orientações aos pais da importância de se manter a vacina em dia. No posto Central e do Bairro Rincão Bonito.
  • ROTARY CLUBS DE CAMPO GRANDE + ROTARACT CLUB DE CAMPO GRANDE + INTERACT CLUB DE CAMPO GRANDE + CASA DA AMIZADE:Estiveram reunidos na 9ª corrida e caminhada noturna, promovida pela CASSEMS (Caixa de Assistência à Saúde do Servidor Estadual de Mato Grosso do Sul), onde juntos promoveram a Imagem Pública do Rotary, e alertaram a população da importância da vacinação contra a paralisia infantil. Estiveram presentes o Governador Caballero e a Coordenadora Distrital das Casas da Amizade, Gloria Motta.
  • ROTARY CLUBS DE DOURADOS:Em Dourados foi realizado o Rotary pela Saúde, usando três bandeiras principais: o dia D da campanha de vacinação (projeto Pólio Plus), o projeto hepatite zero e o outubro rosa. Atenderam mais de mil pessoas com vacinação, exames e atendimentos gratuitos em uma região carente da periferia de Dourados.
  • ROTARY CLUBS DE PENÁPOLIS + ROTARACT CLUBS DE PENÁPOLIS + INTERACT CLUB DE PENÁPOLIS + ASR CASA DA AMIZADE DE PENÁPOLIS: Entrega de panfletos em todos postos de saúde, creches, conscientização da população com os alunos de medicina da FUNEPE e enfermagem da Secretaria de Saúde e passeio de trenzinho com as faixas.

O envolvimento do Distrito 4470 nesta campanha de vacinação mobilizou mais de 800 pessoas entre rotarianos, interactianos, rotaractianos e senhoras da Casa da Amizade. É desta forma, com o empenho destas abnegadas pessoas que estamos protegendo o futuro de nossas crianças no Brasil e no mundo.

Paulo Cesar Maia da Cruz

Presidente da Comissão Distrital de Imagem Pública do Distrito 4470.

Fonte: Jornal Rilex

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo