Incêndios atingem a Califórnia (EUA) e milhares de pessoas deixam suas casas

Incêndios florestais estão devastando o Estado da Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), e obrigou as autoridades locais a retirada imediata de milhares de pessoas de suas respectivas residências.

Cerca de 50 mil pessoas tiveram que deixar suas casas nesta quinta-feira (24), em decorrência das chamas que ameaçam destruir as edificações. Bombeiros estão tentando controlar o fogo e evitar que ele atinja as casas.

Incêndios florestais atingem a Califórnia (EUA) e obriga motoristas a dirigirem em meio ao fogo — Foto: Noah Berger/AP Photo

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, citando como fontes meteorologista e especialistas, as causas dos incêndios florestais são o clima quente e seco, o intenso calor e as fortes rajadas de vento que facilita a propagação das chamas, que se alastram com rapidez.

Para evitar que as linhas danificadas piorassem as queimadas, as companhias de energia elétrica da Flórida determinaram o desligamento preventivo de todas elas, deixando milhares de pessoas sem luz.

O Departamento Florestal e de Proteção de Incêndios da Califórnia (CAL Fire) informou que os incêndios atingiram 39 km² de uma região vinícola ao Norte de San Francisco, destruindo as plantações de uvas e algumas edificações.

O incêndio destruí uma casa na região vinícola da Califórnia (EUA) nesta quinta-feira (24) — Foto: Noah Berger/AP Photo

Imagens divulgadas pela imprensa norte-americana mostram casas sendo destruídas pelo fogo. Ainda não há informações sobre vítimas.

O Departamento de Fogo e Resgate de San Diego informou que a situação mais séria é a do Vilarejo de Geyserville, no Norte do Estado da Flórida, onde vivem cerca de 929 pessoas. Alguns moradores se recusaram a deixar suas casas.

O xerife do condado, Mark Essick, implorou pessoalmente para que esses moradores deixassem suas propriedades e fossem para áreas seguras. Ele lembrou que a prioridade dos bombeiros será a de controlar as chamas, e não resgatar esses moradores, já que eles se recusaram a sair da cidade.

As chamas destruíram um carro no norte da Califórnia (EUA) nesta quinta-feira (24) — Foto: Noah Berger/AP Photo

Realmente precisamos estar prontos para combater as chamas, mais do que em nos preocupar em resgatar vocês“, disse Mark Essick.

Desde o começo desta temporada de incêndios na Califórnia, as companhias energéticas da Califórnia determinaram desligamentos preventivos em algumas regiões. A medida adotada é para evitar que as fortes rajadas de vento derrubem os fios já danificados, fazendo com que as faíscas atinjam a vegetação seca e provoque novos focos de incêndio.

Esses ‘apagões’ têm deixado milhares de pessoas sem luz na Califórnia, especialmente no Norte do Estado.

Moradores de Geyserville, na Califórnia (EUA), permanecem às escuras devido ao desligamento das estações de eletricidade — Foto: Noah Berger/AP Photo

Com informações das Agências Associated Press e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo