Ponte desaba em Taiwan e deixa pelo menos 12 feridos e 15 desaparecidos

Uma ponte desabou na manhã desta terça-feira (1º) na cidade de Nanfagao, no Leste de Taiwan, deixando pelo menos 12 pessoas feridas e cerca de 15 desparecidos. As causas do desmoronamento ainda são oficialmente desconhecidas, mas já estão sendo apuradas.

De acordo com as primeiras informações, divulgadas agora a pouco pelas principais agências internacionais, o desmoronamento da estrutura aconteceu quando havia vários veículos sobre elas. Aponte ligava dois lados de uma baía.

Uma ponte desabou nesta terça-feira (1º), em Nanfangao, em Taiwan, deixando feridos e desaparecidos. — Foto: Taiwan’s Military News Agency via AP

O desmoronamento fez com que vários veículos caíssem na água, entre eles um caminhão-tanque, que explodiu e se incendiou. Ele caiu sobre três barcos que afundaram imediatamente.

Equipes de resgate e de emergência foram mobilizadas e rapidamente chegaram ao local da tragédia. Ambulâncias, barcos de resgate e helicópteros foram acionados.

Os feridos foram socorridos e levados a hospitais da região, sendo que seis encontram-se em estado grave. Buscas estão sendo realizadas na tentativa de localizar os desaparecidos.

As autoridades locais acreditam que podem existir pessoas presas nas embarcações que afundaram. Mergulhadores estão na baía tentando localizar as vítimas.

Um barco que estava próximo ao local do acidente também foi atingindo pelo fogo do caminhão-tanque, mas os bombeiros conseguiram controlar e debelar totalmente as chamas.

Equipes de resgate trabalham próximos ao local da ponte que desmoronou nesta terça-feira (1º) em Nanfangao, no Leste de Taiwan. — Foto: Associated Press

O ministro do Interior de Taiwan, Hsu Kuo-Yung, disse em entrevista coletiva que a estimativa era a de que cinco pessoas estivessem sobre a ponte quando ela desabou. O número, no entanto, foi aumentado para 10 pessoas, sendo 6 das Filipinas e 3 da Indonésia.

A ponte que desabou possuía 140 metros de comprimento e 18 metros de altura, tendo desmoronado por volta das 09h30min (horário local). A cidade de Nanfangao é uma pequena vila de pescadores e fica localizada na Costa do Pacífico.

A região é muito visitada por turistas estrangeiros, que preferem locais isolados e paradisíacos, com seu mar azul e de águas límpidas.

Na hora do incidente, o tempo está ensolarado, com poucas nuvens no céu. O desmoronamento, no entanto, ocorreu horas depois da passagem de um tufão, que atingiu a Ilha de Taiwan.

O Tufão Mitag atingiu a Costa Leste de Taiwan entre a noite de desta segunda-feira (30) e a madrugada de hoje (1º), tendo os ventos atingido os 137 km/h. Posteriormente, a tempestade seguiu em direção ao Nordeste, se afastando da região.

A passagem do Tufão Mitag pela região pode ter afetado a estrutura da ponte que desabou nesta terça-feira (1º), em Taiwan. — Foto: Taiwan’s Military News Agency via AP

A passagem do tufão por Taiwan derrubou árvores, danificou veículos e causou a falta de energia elétrica na Ilha. Ela também deixou 12 pessoas feridas.

As autoridades taiwanesas ainda não informaram se o tufão pode ou não ter afetado a estrutura da ponte.

Neste momento chega à redação do Campo Grande Notícias, a informação de que a Agência Central de Notícias de Taiwan disse que um píer próximo a ponte pode ter desabado também, o que aumentaria o número de vítimas.

A ponte de Nanfangao foi inaugurada em 1998 e é considerada uma atração turística. Ela foi erguida para substituir uma ponte inferior que impedia a passagem de grandes embarcações de pesca sob a mesma.

De acordo com informações da empresa que projetou a ponte, a estrutura é a única de arco de extensão em todo o território de Taiwan e a segunda ponte de aço no mundo. Ela é sustentada por cabos de aço.

Com informações das Agências Associated Press e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo