3 atividades físicas muito mais gostosas de praticar sem óculos!

Levantar peso, se equilibrar de ponta cabeça e aprender uma coreografia nova, parece difícil? Imagina de óculos!

São Paulo (SP) – Corrida, pedal, academia… os comprometidos de plantão não abrem mão de seguir o treino à risca. Agora, de enxergar tudo o que está acontecendo e se beneficiar disso, é outra história. Um estudo indicou que dos atletas que usam óculos, apenas 30% seguem com eles durante a prática de exercícios, enquanto aqueles que são adeptos das lentes de contato, 94% continuam com elas nas mesmas condições1. Para alertar os brasileiros sobre os benefícios que a correção visual durante as atividades proporciona, separamos três esportes incríveis que são muito mais proveitosos quando enxergamos tudo. Dá uma olhada!

Foto: Divulgação

Acroyoga

A modalidade mistura técnicas da yoga e acrobacias. Praticada em dupla – a base e o voador, o exercício propõe que quem está em cima mude de posturas sem precisar colocar os pés no chão. Para que flua de forma prazerosa, é necessário haver muita confiança entre os colegas, além de liberdade de movimento2.

“Apesar de pouco contato e de ser um exercício mais tranquilo, é indiscutível que praticar acroyoga usando óculos é inviável”, comenta a especialista Thais Packer. “Entre os principais pontos de atenção, estão as quedas. No caso de estar usando óculos, cair com o aparato no rosto pode provocar acidentes graves. Ao mesmo tempo, não corrigir a visão também pode aumentar o risco de cair e acabar com o objetivo da atividade”.

Fitdance

Trata-se de uma atividade física disfarçada pela diversão que as coreografias proporcionam. A especialista conta que “por exigir que o indivíduo se movimente com destreza e rapidez, os óculos acabam não sendo a forma de correção mais adequada”. Ao mesmo tempo, deixar a necessidade de lado e arriscar “mexer as cadeiras” sem nitidez pode provocar aquele mico!

“Todo esforço que o fitdace exige pode fazer com que óculos fique caindo do rosto, o que acaba sendo extremamente incômodo e nada prático. Além disso, o suor e a respiração ofegante podem embaçar e engordurar a lente, comprometendo a desenvoltura do praticante”, explica.

Crossfit

Criado na década de 90, a atividade mistura exercícios funcionais que combinam força, resistência cardiovascular e respiratória, agilidade e flexibilidade4. Em função disso, é comum ver os praticantes se dividindo entre corridas, levantamento de pneu e escalada de corda, o que não combina nada com armações de metais e lentes de vidro no rosto. “O crossfit não é necessariamente um esporte de contato, porém usar os óculos pode ser tão perigoso quanto lutar judô com eles, já que se usa bola, peso e há constante movimentação de todo o corpo”, reforça a especialista.

“Além dos mesmos problemas que o praticante pode enfrentar nos demais esportes como cair do rosto, embaçar e sujar, é preciso se atentar também aos problemas que o não uso da correção oferece.”, explica. “Principalmente para os graus mais altos de miopia e astigmatismo, não corrigir pode causar graves acidentes com pesos e exercícios, inclusive com outros praticantes, já que esses problemas afetam a nitidez da visão e noção de profundidade. Definitivamente não combinam com pesos, saltos e circuitos”.

Embora pareça desafiador, praticar atividades físicas variadas não deve ser um problema para quem tem necessidade de corrigir erros refrativos como a miopia, astigmatismo, hipermetropia e até a presbiopia – que acomete os idosos. “Com o uso de lentes de contato, o paciente tem toda a liberdade, segurança e conforto que precisa para praticar esportes e ainda se desafiar cada vez mais. Ao contrário dos óculos, as lentes não oferecem riscos de acidentes. Na verdade, ajuda a prevení-los já que garantem uma imagem super nítida”, explica a oftalmologista. Assim como o tempo não é uma barreira para os esportistas de plantão, a correção visual também não deve ser.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo