Ex-participante da Casa dos Segredos, José Miguel Fernandes, conversa com Fabiano de Abreu sobre o receio da falha

Durante o Mesa Filosófica transmitido pela Novum Canal a 19 de Setembro, o presidente da junta de freguesia de Irivo em Penafiel no Porto em Portugal e ex-participante do reality show ‘Casa dos Segredos’, José Miguel Fernandes, teve uma conversa franca e espontânea com o filósofo Fabiano de Abreu. Desta feita, o tema foi a falha: “A falha é a condição essencial para a valorização da conquista”, referiu Fabiano em sua abertura.

Jose Miguel Fernandes, actual presidente da Junta de Freguesia de Irivio, ficou conhecido nacionalmente após a participação no reality Casa dos Segredos, que foi um reality show da TVI baseado no original francês Secret Story. Fabiano questionou se isto foi benéfico ou não para si: “No Brasil, assim como em outros países, existe certo preconceito com participantes de reality shows. Você acredita que foi um erro ou uma falha ter participado?”.

Foto: Reprodução / Novum Canal

José refere que existem dois lados da mesma situação: “Eu mesmo me questiono se fiz bem ou se fiz mal em participar. Se eu me reportar ao momento em que fiz a inscrição e entrei no programa, certamente fiz bem. Mas após a participação no programa, confesso que me questionei muito se tomei a decisão certa, se foi um erro ou não. Hoje 9 anos depois, com toda essa distância, com todo o meu percurso não apenas profissional, mas académico e num cargo autárquico, acredito que este era um caminho que eu precisava percorrer. Eu não digo que seja a melhor coisa do mundo, mas é uma experiência participar em um programa daqueles, em um formato daqueles, que me leva a uma experiência de vida que não consigo te transmitir”

O medo de falhar

O filósofo menciona dados estatísticos durante o programa para referir sobre o medo da falha que é intrínseco ao povo português: “os portugueses não sabem lidar tão bem com a falha como outros povos, segundo algumas estatísticas. Eu acredito que as pessoas se preocupam muito com a imagem, com o que vão dizer, já que os contextos são em sua maioria de vilas pequenas, e até mesmo cidades grandes aqui não são tão grandes, além do factor governamental e socioeconómica”.

José Miguel concorda: “o próprio contacto com os outros e a vivência, onde as próprias cidades acabam por ser aldeias, nos leva a ter receio das nossas falhas reflectidas na perceção que os outros tem sobre nós. Isto existe muito porque, pelo senso comum, as pessoas gostam de apontar o dedo, sujeitos a critica e ao falatório, e isto pode explicar o porquê tantos tem medo de falhar. Vivemos sob o estigma da falha e do erro”.

O Mesa Filosófica é transmitido às quintas-feiras pela Novum Canal (canal 38 Smart TV). Confira o programa completo em https://www.facebook.com/novumcanal/videos/394913761207503/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo