Enfocando a história e literatura do vinho, Chá Acadêmico da ASL acontece na próxima quinta

Evento terá abertura artística com declamações de Aloizio Soares e Evandro Walker, e música clássica com o ‘Duo de Violoncelos A2’

Aloizio de Oliveira Soares – Foto: Arquivo ASL

Acontecerá nesta próxima quinta-feira (26), a partir das 19h30min, a edição deste mês do Chá Acadêmico da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, que terá como convidado o médico, escritor e sommelier Ewerton Carvalho, que explorará num bate-papo interativo e descontraído o relevante tema: “Vinho – História e Literatura”. O palestrante nasceu em Natal (RN) e estudou cardiologia no Rio de Janeiro, onde morou por 25 anos. Radicado em Campo Grande, é vice-presidente da União Brasileira de Escritores (UBE-MS), com dois romances publicados. Além de palestras, também participa de eventos com degustação de vinhos e harmonização gastronômica.

Um dos programas mais tradicionais da ASL, sempre prestigiado por grande presença de público, o Chá Acadêmico, que se realiza com entrada franca na última quinta de cada mês, sempre apresenta na sua abertura uma pauta artística especialmente elaborada, sendo que neste evento terá performances de declamação com dois dos principais nomes regionais desta arte: Aloizio Soares e Evandro Walker, e também música clássica com o ‘DUO de Violoncelos A2’.

Evandro Walker – Foto: Arquivo ASL

Aloizio de Oliveira Soares é nome de referência na arte da declamação estadual, destacando-se pela envolvente impostação vocal e a excelência interpretativa, além da especial memorização. Escreve e divulga suas composições no seu Blog “AloizioDeOlivera”. Participa como declamador do Curso Arte de Dizer Castro Alves. É professor de Química do Colégio Militar de Campo Grande.

Evandro Walker é exímio declamador e também referência na arte do dizer poético no Estado. Possuidor de exemplar postura cênica e estilo próprio, é também ator, dublador e poeta, tendo já participado de filme e também integrado o Grupo Palco e Luz, atuando em peças teatrais infantis e adultas.

****************

DUO de Violoncelos A2 – Foto: Arquivo ASL

O ‘Duo de Violoncelos A2’ é constituído por Marcelo Geronimo, formado em música pela UFMS, chefe de naipe de violoncelo da Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande; e Henrique Lucena, graduando em Música pela UFMS e chefe de naipe de violoncelo da Camerata de Cordas UFMS. São profissionais que há muito tempo se dedicam à difusão da música de concerto. Com repertório incluindo obras clássicas e populares, o grupo tem objetivo de proporcionar aos expectadores um tipo de espetáculo inédito para muitos, integrar culturalmente cidades do interior de MS, difundir a música instrumental e proporcionar o contato direto das pessoas com o violoncelo.

Sobre a Academia: Com 47 anos de fundação, história e atividades literoculturais, a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras registra, ao longo da sua existência, a defesa do vernáculo e o cultivo da arte literária, zelando e incentivando todas as vertentes artísticas e derivações da cultura nacional e estadual.

Serviço: Chá Acadêmico da ASL

 “Vinho – História & Literatura”

26 de setembro/2019, às 19h30

Auditório da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras

(Rua 14 de Julho, nº 4653, Altos do São Francisco – Campo Grande/MS)

Entrada franca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo