Grupo Carmin do Rio Grande do Norte traz oficina gratuita e espetáculo para Campo Grande

“Da cidade à cena: texto, vídeo e atuação a partir de elementos do real”.

Com patrocínio do Ministério da Cidadania e da BR Distribuidora o Grupo Carmin (RN), vencedor do Prêmio Cesgranrio e APTR, traz para Campo Grande, a oficina “Da cidade à cena: texto, vídeo e atuação a partir de elementos do real”e a peça teatral “Jacy,  que conta  a vida extraordinária de uma mulher aparentemente comum que atravessou a 2ª Guerra mundial, a ditadura no Brasil e esteve no centro de um importante conflito da política no RN; viveu um amor estrangeiro e terminou seus dias sozinha em Natal.

Na oficina que acontecerá no dia 01 de outubro no Centro Cultural José Octávio Guizzo, o aluno conhecerá elementos do teatro documental, vivenciados em exercícios que partem do registro escrito, da memória e do registro em vídeo. Tendo como método a observação de pessoas, locais e situações, o material colhido é transposto para dramaturgia cênica e audiovisual.

Cena de Jacy – Foto: Vlademir Alexandre

Durante seus 12 anos de existência, o grupo Carmin tem trabalhado duas vertentes essenciais do teatro contemporâneo: a preparação do ator-pesquisador e a criação de dramaturgia original. Ao longo desse tempo, o Carmin consolidou uma série de práticas resultantes dos processos de montagem das peças “Pobres de Marré”, “Jacy”, “Por Que Paris?” e “A Invenção do Nordeste”. Essas práticas têm como matriz as técnicas de Rasaboxes, mímese corpórea, escrita automática e escrita de observação.

A oficina “Da cidade à cena: texto, vídeo e atuação a partir de elementos do real” propõe o compartilhamento dessas práticas de criação de personagens e dramaturgia, tendo como ponto de partida a observação de pessoas em situações reais nas ruas. O trabalho é feito de forma ética e respeitosa, não exatamente “usando” as histórias de vida das pessoas observadas, mas elegendo fatos fundadores para o início da ficção.

Os participantes terão uma vivência de todo o processo de criação do Grupo Carmin e experimentar construção de dramaturgia e cena a partir dos elementos explorados.

Cena de Jacy – Foto: Vlademir Alexandre

Jacy

A peça será apresentada no Teatro Glauce Rocha, nos dias 03 e 04 de outubro, com sessão às 20h. A apresentação é gratuita com a retirada de ingressos 1 hora antes do início do espetáculo. Além de Campo Grande, a peça percorrerá, com patrocínio do Programa BR Distribuidora de Cultura as cidades de Maceió/AL e Aracaju/SE.

Sucesso de críticas e indicada às principais premiações de teatro do país. JACY conta a história real de uma mulher de noventa anos cujos pertences foram encontrados pelo ator, diretor e dramaturgo da peça, Henrique Fontes, dentro de uma frasqueira abandonada em março de 2010, na esquina de uma das principais avenidas da capital potiguar.

JACY envolve as pessoas tanto pela temática quanto pela sensibilidade. É uma obra muito política e necessária. A peça de teatro documental transita entre a história, a poesia e a política e já passou de 200 apresentações e permanece sendo muito requisitada”, afirma Henrique Fontes.

Cena de Jacy – Foto: Vlademir Alexandre

Com textos dos filósofos Pablo Capistrano e Iracema Macedo, JACY revela fatos que muitas vezes ignoramos sobre o abandono dos idosos, a política oligárquica e o crescimento desenfreado das cidades brasileiras. Há 6 anos o Grupo Carmin circula com JACY, que já passou por quase todos os estados brasileiros e pela primeira vez chega à Campo Grande.

O Projeto JACY foi viabilizado através do patrocínio do Programa BR Distribuidora de Cultura: que trata-se de uma seleção pública que tem como objetivo contemplar projetos de circulação de espetáculos teatrais não inéditos, em parceria do Ministério da Cidadania. No último edital foram investidos R$ 15 milhões. Ao todo, foram escolhidos 57 espetáculos, representantes de todas as regiões do País, com apresentações em todos os estados.

Serviço

Dia 01 de outubro às 14h às 22h

Público-alvo: público em geral

Classificação etária: 16

Carga horária: 8 horas

Local: Centro Cultural José Octavio Guizzo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo