Próximo ‘Chá Acadêmico da ASL’ trará palestra interativa de Ewerton Carvalho

Escritor, médico e sommelier, o convidado discorrerá sobre o tema: “Vinho – História & Literatura”

Acontecerá na próxima noite de 26/09, última quinta-feira deste mês, a partir das 19h30min, o evento cultural “Chá Acadêmico” da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, a mais representativa entidade literária do Estado, cuja moderna sede é situada na rua 14 de Julho nº 4653 – Altos do São Francisco, Campo Grande.

Sempre apresentando uma concisa palestra neste evento mensal aberto, a Academia programou uma imperdível pauta para esta edição e, assim, convidou o médico, escritor e sommelier Ewerton Carvalho, que explanará sobre o sugestivo tema: “Vinho – História e Literatura”. Haverá também, na abertura, breves apresentações artísticas especialmente programadas para o evento.

Ewerton Carvalho, escritor, médico e sommelier – Foto: ASL/Arquivo

Nascido em Natal (RN), casado e pai de três meninas, Ewerton Carvalho residiu por 25 anos no Rio de Janeiro, onde estudou Cardiologia, e atualmente é radicado em Campo Grande/MS. É o atual vice-presidente da União Brasileira de Escritores (UBE-MS) e é autor de dois romances publicados: “O Primeiro Vampiro” (Ed. Novo Século, 2015) e “Sherlock Holmes em a Maldição do Rochedo” (Ed. Chiado, 2019). Além de palestras, Ewerton participa também de eventos com degustação de vinhos e harmonização gastronômica.

Acerca do assunto sobre o qual ministrará fala na ASL, Ewerton Carvalho assim resume: “De forma descontraída e interativa, a palestra mostrará a íntima relação do vinho ao longo da história com a literatura. Surgido envolto na bruma da magia, do mistério e do sacro, o vinho é uma bebida única devido a sua origem. Não há como dissociar o homem do vinho, pois ele esteve presente como parceiro, como coadjuvante e às vezes até como personagem central de temas da história e da literatura. Grandes autores, homens históricos, sempre tiveram íntima relação com o vinho, de modo que lhe davam características humanas e personalidade própria. Do ateu ao beato, do vencedor ao derrotado, do apreciador ao leigo, o vinho tem estado junto nas comemorações de júbilo, de consolo ou simplesmente como uma bebida limpa e refrescante. O vinho está tão ligado à história e à literatura que há uma lenda que diz serem ambas (história e literatura) crias do líquido cor de sangue”.

Para o presidente da ASL, o escritor Henrique Alberto de Medeiros Filho, esta edição do Chá Acadêmico cumpre mais uma vez os objetivos estabelecidos pela atual Diretoria para este importante programa, que é a diversificação temática sempre em consonância com os desígnios da literatura. Já o Secretário-geral da ASL, escritor Rubenio Marcelo – responsável pela Comissão do Chá Acadêmico -, destaca a pauta e o tema da palestra, reiterando que “ao longo dos tempos o vinho tem sido também explorado em prosas e versos significativos da literatura, como por exemplo estes de Fernando Pessoa: ‘não só vinho, mas nele o olvido, deito na taça: serei ledo, porque a dita é ignara’”.

Com 47 anos de fundação, história e atividades literoculturais, a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras registra, ao longo da sua existência, a defesa do vernáculo e o cultivo da arte literária, zelando e incentivando todas as vertentes artísticas e derivações da cultura nacional e estadual. Integrando um dos tradicionais programas da entidade, o evento ‘Chá Acadêmico da ASL’ acontece a cada última quinta-feira de cada mês, congregando acadêmicos, seus familiares e público em geral, e sempre apresentando um convidado de destaque. A participação é gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo