Tufão Faxai atinge o Japão e deixa dezenas de mortos e feridos

O Tufão Faxai atingiu Tóquio, capital do Japão, na noite deste domingo (08), causando destruição e mortes. O fornecimento de energia elétrica foi suspenso e os transportes públicos foram paralisados.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a tempestade causou pelo menos duas mortes e deixou mais de 70 feridos. Os ventos chegaram aos 216 km/h e atingiram a Zona de Chiba, ao sudeste da capital japonesa.

As autoridades japonesas disseram que uma mulher de 50 anos morreu após ser arrastada pelas fortes rajadas de vento. As imagens das câmeras de segurança mostram ela sendo arremessada com força contra a parede de um prédio.

Tufão Faxai atinge o Japão, e provoca danos e mortes no Bairro de Kanagawa, em Tóquio, capital do país — Foto: Jiji press / AFP

Um idoso de 87 anos morreu após ser atingido por uma árvore, que foi derrubada pelo vento. As duas mortes ocorreram no Bairro de Chiba, na capital Tóquio.

Na manhã desta segunda-feira (09) era possível observar os danos causados pelo tufão em Tóquio. Pedaços de telhados e de varandas que foram arrancados pela força do vento estavam nas vias públicas e calçadas.

Dezenas de árvores foram arrancadas pela raiz, e vários postes de energia elétrica, outdoors, sinalização e semáforos foram derrubados. Centenas de pessoas foram retiradas de suas casas e levadas para abrigos.

As escolas no Bairro de Chiba permanecem fechadas, assim como os estabelecimentos de entretenimento.

O Tufão Faxai já está se afastando de Tóquio, mas as chuvas continuam intensas e, por essa razão, as escolas e universidade permanecerão fechadas por pelo menos dois dias.

Funcionário teve que usar uma lanterna para fechar a loja em que trabalha em Kisarazu, no Bairro de Chiba, em Tóquio, capital do Japão — Foto: Issei Kato/ Reuters

Imagens de uma emissora de TV japonesa mostraram contêineres flutuando no mar na Baía da Yokohama. Vários barcos naufragaram e/ou ficaram danificados.

Neste momento, chega à redação do Campo Grande Notícias, a informação de que 760 mil pessoas permanecem sem energia elétrica na Região de Chiba. A Empresa Tepco, responsável pelo fornecimento de luz a população, disse que as equipes de manutenção já estão efetuando os reparos necessários.

Algumas ferrovias também ficaram danificadas, obrigando as autoridades a suspenderem os serviços de transporte de trens e metrôs. Cerca de 100 trens de alta velocidade tiveram os serviços suspensos em Tóquio.

Pelo menos dois aeroportos em Tóquio foram fechados e centenas de voos foram cancelados. Há relatos, ainda não confirmados, de que milhares de pessoas ficaram presos no Aeroporto de Tóquio Narita, em Chiba.

Diversas fábricas, entre elas a da Nissan e da Sony, foram atingidas pelas fortes rajadas de vento, obrigando seus diretores a suspenderem a produção, principalmente em decorrência das inundações e da falta de energia elétrica.

A passagem do Tufão Faxai por Tóquio coincidiu com a chegada das Seleções de Rúgbi, cujo campeonato mundial está previsto para começar no dia 20 de setembro deste ano.

É comum a passagem de tufões e de fortes tempestades pelo Japão entre o fim do verão e o início de outono, mas a chegada do Tufão Faxai surpreendeu as autoridades e a população em geral, por ter sido extremamente forte e devastador.

Com informações das Agências Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo