Dia do Nutricionista: Bella Falconi fala sobre a importância do profissional de nutrição para a saúde pública

Bella Falconi – Fotos: Reprodução / MF Press Global

Dia 31 de Agosto comemora-se o Dia do Nutricionista no Brasil. Este profissional, que muitas vezes é visto como alguém que só é procurado para passar dietas de emagrecimento, na verdade tem atuação muito além do que muitos conhecem e na opinião de especialistas pode ser útil em programas de saúde pública.

A nutricionista e influenciadora digital Bella Falconi, explica porque esta data tem um apelo especial para ela: “Nesta semana realizei o meu sonho de me tornar mestre em nutrição aqui nos Estados Unidos. Não exerço a profissão no Brasil, mas com isto, pretendo atuar na área aqui no país e através dos artigos que escrevo para a internet, em prol de ajudar pessoas a terem vidas mais saudáveis e plenas através da alimentação. Tenho imensa satisfação em dizer que agora sou mestre em nutrição. No entanto, muitas pessoas ainda não se deram conta da importância da alimentação e também do papel deste profissional da nutrição, que vai muito além de passar dietas e ajudar pessoas a emagrecer”.

Papel do Nutricionista

Bella Falconi conta que além de prescrever dietas, o papel do nutricionista vai muito além do trivial: “Não deveríamos procurar um nutricionista apenas para perder alguns quilos, o que também é importante quando se trata de saúde, mas também por motivos ainda mais diversos. O nutricionista pode atuar como um importante agente de saúde pública, prevenindo através da alimentação diabetes, doenças cardiovasculares, gastrite, entre tantos outros males. É através da alimentação adequada que nosso corpo recebe nutrientes, como as vitaminas, sais minerais, carboidratos, gorduras e proteínas, sem os quais ele não funciona bem”

Aproveitando a ocasião da data do Dia do Nutricionista, Bella apoia que se faça uma campanha de conscientização de todos sobre o papel deste profissional: “É preciso conscientizar a sociedade disto, que o profissional de nutrição é responsável por proporcionar uma melhor qualidade de vida e bem-estar através da alimentação. Assim, quando paramos para pensar no velho ditado ‘você é o que você come’, vemos que considerando esta ótica, tem fundamento: se nos alimentamos inadequadamente, estamos mais propensos a sermos pessoas doentes e a desequilíbrios no funcionamento do organismo”.

Fotos: Reprodução / MF Press Global

O perfil alimentar do brasileiro

A mestre em nutrição aponta que houveram grandes mudanças no perfil alimentar do brasileiro, e que elas não foram positivas: “Nas últimas décadas é notável que as mudanças no perfil alimentar, estilo de vida e o padrão de saúde da população brasileira. O comportamento desequilibrado no consumo de alimentos pobres em nutrientes e ricos em calorias vazias e o sedentarismo está associado a doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), que tem levado a um altíssimo índice de óbitos no Brasil. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano de 2015 já mostravam que quase 60% da população brasileira estava acima do peso ideal, o que é alarmante”.

Atuação do nutricionista em diversos campos

Bella ressalta que a atuação do nutricionista vai muito além do imaginário de um profissional confinado ao próprio consultório: “Na área clínica, os nutricionistas trabalham em hospitais, assistindo pacientes internados ou não internados, bem como seus familiares. Além de atender portadores de doenças crônicas, como diabéticos e hipertensos, eles também entram em ação sempre que a situação exige dietas especiais, como no caso de alergias alimentares. Na comunidade, os profissionais de nutrição atuam em escolas, centros de recreação, nas organizações ligadas à saúde, nos programas governamentais de assistência a crianças, idosos ou pessoas com necessidades alimentares especiais etc. No campo corporativo, atendem à demanda de organizações que precisam fornecer alimentação em grande quantidade para funcionários, pacientes ou para o público em geral, elaborando cardápios balanceados, administrando compras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo