Aberta a seleção de representantes da sociedade civil para o CNPC

A partir desta terça-feira, estão abertas as inscrições para interessados em fazer parte do plenário do Conselho Nacional de Política Cultural, o CNPC. O extrato do edital para a escolha dos membros foi publicado no Diário Oficial da União, o DOU, desta segunda-feira. O CNPC se destacou, ao longo dos anos, como o principal órgão consultivo na formulação de políticas culturais do Ministério da Cidadania. Para o secretário especial da Cultura do Ministério, Henrique Pires, a nova seleção é uma medida a ser celebrada.

Para receber os novos membros, o CNPF foi remodelado, garantindo a igualdade entre diferentes setores da sociedade. A nova estrutura, com 36 membros, conta com 18 membros da sociedade civil e 18 membros do poder público. Da sociedade, podem se inscrever representantes de entidades e organizações culturais e de conselhos de cultura dos estados e do Distrito Federal. O secretário da Diversidade Cultural, Gustavo Amaral, destaca que o formato facilita e democratiza a participação da população no processo de seleção.

Além de uma composição que também determina a representatividade de diferentes áreas da cultura, o novo conselho representa uma nova postura do governo federal: a partir da reestruturação, é estimada uma economia de 90% nos custos anuais na manutenção do instrumento de participação popular.

As inscrições para a seleção de novos membros do Plenário do Conselho Nacional de Política Cultural poderão ser feitas até o dia 12 de setembro, por meio do site cnpc.cultura.gov.br/votacultura

Para ler o edital e saber mais sobre a atuação do CNPC, acesse a página da Secretaria Especial da Cultura em cultura.gov.br

Ouça aqui (2’31)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo