Tufão Lekima atinge a China e deixa 18 mortos e 16 desaparecidos

Um violento tufão atingiu neste sábado (10) o Leste da China, causando a morte de pelo menos 18 pessoas, deixando 32 feridos e 16 desaparecidos, além de 1.200 desabrigados. As autoridades chinesas determinação a evacuação imediata de 1 milhão de pessoas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, chuvas torrenciais estão atingindo o país e já começa a provocar inundações, alagamentos, deslizamentos de terra e desmoronamentos.

Tufão Lekima atinge a China e deixa dezenas de mortos e feridos – Foto: Wang Gang/CNS/Via Reuters

Ondas de até 5 metros de altura já atingem a costa do país, causando danos a infraestrutura de várias cidades, principalmente em Zhejiang, no Sul de Xangai. O Tufão Lekima, como foi denominado pelos especialistas, avança pelo país, e pode alcançar áreas densamente povoadas nas próximas horas.

Uma barragem se rompeu em Wenzhou e a água arrastou tudo o que encontrou pelo caminho. Por sorte, ninguém ficou ferido, porque toda a população havia sido retirada da cidade.

Cerca de 100 mil pessoas foram retiradas de suas casas em Zhejiang, tendo todas sido levadas para abrigos públicos. Os ventos na região atingiram os 187 km/h.

As autoridades chinesas ativaram nesta sexta-feira (09) o alerta vermelho em todo o país, mas hoje de manhã o alerta voltou a ser laranja. O Tufão Lekima está seguindo em direção ao Norte do país, mas está perdendo força.

O Tufão Lekima causou inundações e deslizamentos de terra em várias províncias chinesas – Foto: WattsApp/Reprodução

Por precaução, as viagens de trem de levitação magnética, que ligam a cidade de Xangai a um dos seus aeroportos, foram suspensas. A Disneylândia de Xangai foi fechada e todos os funcionários foram retirados.

Testemunhas disseram que chuvas torrenciais fizeram com que uma grande quantidade de lama descesse pelas encostas de montanhas, interrompendo o tráfego de veículos em diversas estradas do país.

Árvores foram arrancadas pela raiz e vários veículos foram danificados e/ou destruídos.

O Tufão Lekima já havia atingindo Taiwan na sexta-feira (09), deixando nove feridos e 15 desaparecidos. Milhares de casas ficaram sem eletricidade no país.

Com informações das Agências Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo