Sebrae lança programa para melhorar gestão comercial das rádios sul-mato-grossenses

Programa Rádio Inteligente é uma parceria com a Associação das Emissoras de Radiodifusão de Mato Grosso do Sul.

Pela primeira vez, o Sebrae/MS apresenta um programa de capacitação voltado às rádios do Estado. Lançado nesta terça-feira (6) em Campo Grande, com a presença de 40 emissoras, o Programa Rádio Inteligente oferta consultorias nas áreas de Finanças, Vendas e Eficiência Energética. A iniciativa é fruto de uma parceria com a Associação das Emissoras de Radiodifusão de Mato Grosso do Sul (AERMS) para melhorar a gestão comercial dos empreendimentos.

Segundo levantamento da AERMS, existem no Estado cerca de 120 emissoras, incluindo as comerciais e educativas. Alguns dos principais desafios das rádios são a entrada no ambiente tecnológico e a integração. E, como a maioria dos empreendimentos é de pequeno porte, as consultorias para reduzir os custos de operações são fundamentais.

Programa Rádio Inteligente é apresentado para profissionais do setor na sede do Sebrae em Campo Grande – Foto: Sebrae/MS – Divulgação

Na visão do diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, a capacitação garante benefícios para todos. “As rádios também são negócios, por isso não podem ser amadoras neste mercado. Vivemos em um mundo de mudanças rápidas, mas quem tem um pequeno negócio tem que pensar em eficiência energética, por exemplo. O Sebrae precisa das rádios, é um veículo fundamental para divulgar o trabalho que fazemos”, declarou.

Além das emissoras presentes na sede do Sebrae, o lançamento do programa contou com a participação da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), representada pelo diretor-executivo, Cristiano Flores. Segundo ele, além da capacitação, a aproximação entre os profissionais é necessária para garantir melhorias para a classe.

“Como toda atividade que envolve empreendedorismo, é importante que as pessoas tenham contato com tendências, sobretudo por conta da convergência tecnológica que o setor está vivenciado, hoje a internet é uma realidade. Além disto, como se trata de um setor extremamente regulado, essa troca de experiências é importante porque auxilia na organização das demandas que afligem os radiodifusores”, explica Flores.

O presidente da AERMS, Rosário Congro Neto, acredita que o programa também vai estreitar o relacionamento dos radiodifusores do Estado. Para ele, os profissionais devem estar atentos às práticas de gestão, em uma capacitação permanente. “Por sua natureza o Sebrae pode contribuir muito na capacitação empresarial do profissional de rádio, que muitas vezes desconhece práticas de gestão, além de estabelecer também um planejamento estratégico”, finaliza.

Rádio Inteligente

Entre as capacitações do Programa Rádio Inteligente, estão consultorias de Finanças, com um planejamento financeiro do negócio e os indicadores de desempenho econômico e financeiro. Já a consultoria de Marketing e Vendas levará análises e monitoramento de mercado e plano de marketing para os profissionais da radiodifusão.

Os 30 primeiros inscritos na ação garantem consultoria gratuita de Eficiência Energética, que apontará formas para a otimização do uso, economia e redução de desperdício. Os profissionais interessados em aderir ao programa devem entrar em contato com o Sebrae. Para participar das capacitações, é preciso ser associado à AERMS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo