Terremoto atinge Ilha de Creta e não deixa vítimas

Foto: Divulgação

Um forte terremoto de magnitude de 5 graus na Escala Richter atingiu na manhã desta quarta-feira (31) a Ilha de Creta, no Sul da Grécia, deixando moradores e turistas assustados. Ainda não há informações sobre possíveis vítimas e/ou danos.

De acordo com as primeiras informações, divulgadas agora a pouco pelas principais agências internacionais de notícias, equipes de emergência, policiais, bombeiros e paramédicos foram mobilizados.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês), que monitora os terremotos em todo o planeta, informou que o abalo sísmico aconteceu por volta das 07h45min (horário local), a uma profundidade de 66 km, com epicentro localizado a cerca de 23 km a Oeste da cidade de Heraklion.

As autoridades gregas informaram que o tremor de terra também foi sentido na Ilha de Santorini, muito procurada por turistas estrangeiros, que visitam suas praias paradisíacas.

Os porta-vozes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Ambulâncias de Santorini informaram que até o momento não há relatos de vítimas e/ou danos significativos.

As equipes de emergência continuam de prontidão, devido as réplicas que podem ocorrer a qualquer momento.

O Instituto Geodinâmico do Observatório Nacional de Atenas informou que o tremor foi de magnitude de 5,2 graus na Escala Richter, e que até o momento não foi necessário emitir alertas de tsunamis.

Já o diretor do Centro de Pesquisas do Instituto Geodinâmico do Observatório Nacional de Atenas, Gerassimos Papadópulos, disse que as chances de haver réplicas são mínimas, devido à pouca profundidade do tremor.

Haverá poucas réplicas por causa da profundidade, e é quase certo que é o principal terremoto“, disse Gerassimos Papadópulos.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo