Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro completa 78 anos

A igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campo Grande, completa 78 anos nesta semana. Construída no bairro Amambaí, a inauguração aconteceu no dia 3 de agosto de 1941. Mas a paróquia teve início dois anos antes, em 1939, fundada pelo então Bispo de Corumbá, Dom Vicente Priante, ficando sob os cuidados da Congregação do Santíssimo Redentor dos Missionários Redentoristas.

A igreja foi tombada, no 13 de julho de 2018, como patrimônio histórico do município. Conforme o documento do tombamento, o processo é justificado por seu valor histórico e arquitetônico.

Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Campo Grande (MS) – Foto: Comunic.Ativa/Divulgação

Os projetos originais da Igreja e da residência dos redentoristas nasceram juntos. Ambos são datados de 9 de novembro de 1939 e possuem Joaquim Teodoro de Faria como responsável técnico, que até mesmo foi nomeado prefeito de Campo Grande na década de 40, segundo o documento do processo de tombamento do Santuário como patrimônio histórico e cultural do município. Mas a construção da Igreja teve início em 1940, conforme a data entalhada na Pedra Fundamental, localizada a esquerda de quem entra no Santuário.

A arquitetura impressiona muitos devotos. É considerada uma das mais belas igrejas do Estado e os estudos arquitetônicos mostram que foi inspirada na Basílica de Santo Apolinário em Classe, localizada em Ravena (Itália).

A cor avermelhada da igreja é originária do material da Cidade Morena empregado na alvenaria. O brilho presente na edificação é devido a utilização de pó de mica, um dos três componentes do granito.

Naquele tempo, Campo Grande começava a se desenvolver ainda no Estado de Mato Grosso (Uno). Localizada a direita do córrego Segredo e próxima a linha ferroviária que por muito tempo esteve em atividade, a Igreja foi construída em meio ao conjunto militar.

Por isso é possível afirmar que o Santuário foi fundamental para o desenvolvimento do então pujante bairro Amambaí. A Avenida Afonso Pena ainda não possuía o prolongamento até a região. As ruas principais eram em torno da Cabeça de Boi.

No dia 10 de janeiro de 1999, o então Arcebispo de Campo Grande, Dom Vitorio Pavanello, publicou o decreto de elevação da Igreja a Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, motivado pelas tradicionais novenas que acontecem todas as quartas-feiras.

O Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro ainda contribuiu para o surgimento de novas paróquias, como a Cristo Luz dos Povos (26/03/1967), Nossa Senhora Auxiliadora (30/05/1971), Nossa Senhora da Conceição Aparecida (08/12/1982), Cristo Bom Pastor (01/12/2000) e Santo Afonso Maria de Ligório (12/02/2011).

O Santuário passou a ter caráter Estadual com a publicação de dezembro de 2017 que tornou Nossa Senhora do Perpétuo Socorro a Padroeira de MS.

Atualmente, o Santuário de Campo Grande é o que mais realiza novenas em todo o mundo, com 18 novenas, de hora em hora, a partir das 6h até às 23h, que reúne em média cerca de 25 mil pessoas.

Comemoração

Para comemorar os 78 anos da Igreja, o Santuário realizará uma série de atividades.

Terá o casamento comunitário de 38 casais que será realizado no sábado, dia 3 de agosto (sábado) às 10h.

O tradicional bolo gigante será partilhado também no dia 3, após a missa solene das 19h.

Ainda será realizada a 1ª Corrida Perpétuo Socorro, no domingo (4 de agosto), com largada às 8h, em frente aos Santuário. Haverá percurso de 5 km e 2km, além de caminhada.

Confira a programação completa:

78 anos da Inauguração da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

20 anos da Elevação a Santuário

TRÍDUO EM PREPARAÇÃO À SOLENIDADE DE SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO, FUNDADOR DA CONGREGAÇÃO DO SANTÍSSIMO REDENTOR

29 de julho (segunda-feira) – 1º Dia do Tríduo de Santo Afonso Maria, propagador da divindade do Verbo

18h30: Vésperas

19h: Santa Missa

30 de julho (terça-feira) – 2º Dia do Tríduo de Santo Afonso Maria, anunciador da copiosa Redenção

18h30: Vésperas

19h: Santa Missa

31 de julho (quarta-feira) – 3º Dia do Tríduo de Santo Afonso Maria, zeloso apóstolo de Maria

5h40: Laudes

Horário normal de missas e novenas

1º de agosto (quinta-feira) – SOLENIDADE DE SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO, FUNDADOR DA CONGREGAÇÃO DO SANTÍSSIMO REDENTOR

9h: Santa Missa e bênção eucarística

15h: Santa Missa e bênção eucarística

18h30: Vésperas

19h: Santa Missa e bênção eucarística

2 de agosto (sexta-feira) – AÇÃO DE GRAÇAS PELOS BENEFÍCIOS RECEBIDOS PELOS DEVOTOS

18h30: Vésperas

19h: Santa Missa

ANIVERSÁRIO DA INAUGURAÇÃO DA IGREJA NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO:

3 de agosto (sábado)

10h – Legitimação Matrimonial

18h30: Vésperas

19h: Missa Solene dos 78 anos da Igreja

20h: Distribuição do Bolo

4 de agosto – 1ª Corrida Perpétuo Socorro

8h – Largada em frente à Igreja

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo