Morre no Rio de Janeiro a atriz Ruth de Souza

Atriz Ruth de Souza – Foto: Divulgação

A atriz Ruth de Souza morreu na manhã deste domingo (28), no Rio de Janeiro, aos 98 anos. Ela estava internada no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital Copa D’Or, em Copacabana, Zona Sul da cidade, tratando de uma pneumonia.

A pedido da família, a Assessoria de Imprensa do Hospital Copa D’Or não informou a causa da morte da atriz.

Ruth de Souza foi a primeira atriz negra a atuar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e a primeira atriz negra brasileira indicada a um prêmio internacional de cinema. Ela foi indicada a um prêmio em 1954 no Festival de Veneza.

Com mais de 70 anos dedicados a dramaturgia brasileira, Ruth de Souza é reverenciada por muitos atores da nova geração, e se tornou um ícone de várias gerações de atores.

Ruth de Souza Pinto nasceu em 12 de maio de 1921, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Passou a infância com a família em Porto Murtinho, em Minas Gerais. Com a morte do pai, voltou ao Rio de Janeiro com a mãe.

Ambas viveram em uma comunidade de lavadeiras e jardineiras em Copacabana, Zona Sul da cidade. Trabalhou em praticamente todas as emissoras de TV do Brasil, como as TV Excelsior, TV Tupi, TV Record, e TV Globo.

Começou sua carreira artística no Teatro Experimental do Negro, fundado por Abdias Nascimento e Agnaldo Camargo. Em 08 de maio de 1945, atuou pela primeira vez no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no espetáculo ‘O Imperador Jones’, de Eugene O’Neil.

A primeira novela de Ruth de Souza foi ‘A Deusa Vencida’, de Ivani Ribeiro, produzida em 1965 na extinta TV Excelsior.

Os familiares da atriz Ruth de Souza ainda não informaram aonde pretendem realizar o velório e o sepultamento dela. Eles tentam realizar o velório no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Ela merece essa homenagem da família, e os fãs também merecem, né, dar esse adeus para ela, porque a gente sabe que tem muita gente que gosta dela (…). Minha tia foi uma pessoa muito importante para a família toda. Uma pessoa de muita garra, uma pessoa que sempre deu conselhos, presente demais na família. Era tipo a matriarca da família“, disse Midori de Souza, sobrinha-neta de Ruth.

Com informações da Assessoria da TV Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo