Terremotos atingem as Filipinas e deixam mortos e feridos

Dois fortes terremotos atingiram na manhã deste sábado (27) várias ilhas do Norte das Filipinas, causando a morte de pelo menos oito pessoas e deixando dezenas de outras feridas. Os danos ainda estão sendo avaliados pelas autoridades locais.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, os terremotos foram de magnitudes de 5,4 graus e 5,9 graus na Escala Richter, com algumas horas de intervalo, e atingiram principalmente ilhas situados ao largo de Luzon, a maior ilha do país.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês) informou que o primeiro tremor aconteceu por volta das 04h15min (horário local), tendo o epicentro sido localizado na Província de Batanes. Cerca de quatro horas depois aconteceu o segundo abalo sísmico.

Terremotos atingiram neste sábado (27) as Filipinas, causando a morte de pelo menos oito pessoas – Foto: Agnes Salengua Nico/AP

O prefeito de Batanes, Raúl de Sagon, disse em entrevista coletiva que oito pessoas morreram em decorrência dos terremotos e que outras 60 ficaram feridas. Ao todo, 145 pessoas estão desabrigadas e todas estão sendo levadas para abrigos públicos e/ou casas de parentes e amigos.

Já o oficial de polícia, Uzi Villa, informou que devido ao horário do primeiro terremoto, a maioria da população estava dormindo em suas respectivas casas e que muitas saíram correndo as ruas.

“Os moradores viram como as casas sacudiam, algumas paredes cederam e as casas caíram sobre seus ocupantes. Algumas pessoas morreram porque estavam dormindo, já que ocorreu em plena madrugada”, disse Uzi Villa.

As Filipinas ficam localizadas sobre o chamado ‘Círculo de Fogo do Pacífico’, uma região de intensa atividade sísmica, que se estende do Japão ao Sudeste Asiático através do Oceano Pacífico.

A maioria dos tremores são de baixa intensidade e não costumam provocar danos e/ou vítimas.

Em abril deste ano, no entanto, um terremoto de 6,3 graus na Escala Richter atingiu uma área ao Norte de Manila, capital das Filipinas, causando a morte de 11 pessoas.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo