Inscrições para o 3º Fórum Brasileiro de Agricultura Sustentável continuam abertas

O evento acontecerá em Campo Grande/MS, de 5 a 7 de agosto, e terá 9 palestras, 2 minicursos e 2 mesas-redondas com temas variados que contemplam o tripé ambiental, econômico e social

Mato Grosso do Sul sedia 3ª edição do Fórum Brasileiro de Agricultura Sustentável – A Evolução Verde, que acontece de 5 a 7 de agosto, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. As inscrições estão abertas, sendo que apenas o 3º lote está disponível. Durante os três dias do evento, haverá palestras sobre como aplicar a sustentabilidade no agro, sob a ótica do tripé ambiental, econômico e social.

O 3º Fórum Brasileiro de Agricultura Sustentável é realizado pelo GAS (Grupo Agricultura Sustentável), entidade busca fomentar uma nova agricultura no Brasil em resposta à crescente demanda mundial pela produção de alimentos de forma sustentável. Apesar do clamor ecológico, durante o evento, os agricultores vão verificar como este sistema também pode gerar economia.

Sobre esta questão, o presidente do GAS, Rogério Vian, afirma que a redução de custos pode chegar a 50%. “Nós pensamos que a agricultura precisa ser feita regionalmente, esse sistema de agricultura industrial, com insumos importados, está na hora de mudar. A agricultura está mudando, custos subindo. Como agricultores, nós precisamos de insumos regionais, temos isso no Brasil”. Ele reitera que “A sustentabilidade começa pela econômica”.

Foto: Divulgação

O evento

As duas primeiras edições do Fórum aconteceram em Mineiros e Goiânia, ambas no Estado de Goiás, cada uma com cerca de 500 participantes, entre eles agricultores, pesquisadores e empresários.

Rogério Zart, coordenador do GAS em Mato Grosso do Sul, conta que no ano passado, diante da grande procura, as inscrições tiveram de ser encerradas devido à falta de espaço. Neste ano, o grupo decidiu trazer o evento para Campo Grande. “Temos verificado o grande número de produtores do Mato Grosso do Sul que estão aderindo ao sistema de agricultura sustentável. É significativo em relação aos outros estados”, justifica Zart, que também é produtor. Outro motivo para a escolha da capital sul-mato-grossense é a posição geográfica estratégica.

A organização do evento espera ultrapassar o número de participantes dos dois eventos anteriores, com a presença de produtores rurais, empresários, consultores, pesquisadores e profissionais do agronegócio de todo o Brasil e até do exterior.

A programação conta com palestras de assuntos diversos voltados à sustentabilidade, como fertilidade com agrominerais regionais, microbiologia para controle de pragas e doenças, mix de plantas de cobertura, melhoramento genético, custos de produção e potencialidades do mercado de produtos sustentáveis, homeopatia na agricultura, relações entre solo, qualidade dos alimentos e saúde, entre outros. O conteúdo será ministrado por pesquisadores de universidades renomadas, institutos de pesquisa e agricultores. Consulte a programação abaixo.

Foto: Divulgação

“A programação está bem elaborada, com palestras e mini cursos para quem está iniciando o processo de agricultura sustentável, baseando principalmente nas questões de biológicos, priorizando a aplicação do sistema de multiplicação on farm, na própria fazenda”, detalha Zart. Ele frisa a técnica de rochagem, que é a aplicação de pó de rocha para mineralização natural do solo. Além disso, o produtor destaca a utilização de plantas de cobertura para a formação de palhada, com objetivo de construir perfil de solo.

Clique aqui (http://grupoagrisustentavel.com.br/inscricoes/) para se inscrever. Saiba mais sobre o evento no site www.grupoagrisustentavel.com.br.

Programação

Segunda-feira, 05 de agosto

12h30-13h30 – Credenciamento do Minicurso

13h30-15h30 – Painel: Adubação com pó de rocha, com os integrantes do GAS Antônio Bizão, Antônio Lodo e Flávio Faedo

15h30-16h00 – Coffee Break

16h00-18h00 – Painel: Controle Biológico de Pragas e Doenças e Multiplicação “On Farm”, com os integrantes do GAS Felipe Loeff, Gino Margotto, Martin Simeon e Reginaldo Mensch.

17h30-19h00 – Credenciamento do Fórum

19h00-20h00 – Abertura Oficial

20h00-21h30 – Palestra: O Modelo da Agricultura Sempre-Verde, com Ruy Caldas (UFMS)

21h30-00h00 – Coquetel

Terça-feira, 6 de agosto

08h30-09h45 – Palestra: Pó de Rocha para Grandes Culturas: Interações Microbiológicas e seus Impactos na Produtividade, com Carlos Crusciol (Unesp)

09h45-10h15 – Coffee Break

10h15-11h30 – Palestra: Leite Materno do Solo, com Sebastião Pinhiero (UFRGS)

12h30-14-00 – Almoço e Sessão de Pôsteres

14h00-15-00 – Palestra: Estratégias do Melhoramento Genético Participativo para Sistemas de Produção Sustentável, com Altair Machado (Embrapa)

15h00-16h45 – Coffee Break

16h45-18h00 – Palestra: Manejo das Micro Biodiversidades para Controle de Doenças e Pragas de Plantas, com Celso Tomita (Tomita AgroÖikos)

18h00-19h30 – Mesa-redonda

19h30 – Encerramento do 2º dia

Quarta-feira, 7 de agosto

08h00-09h15 – Palestra: Fundamentos da Gestão de Custos de Produção na Agricultura Sustentável, com Antonio Chaker (Inttegra)

09h15-10h30 – Palestra: Mercado para Produtos Sustentáveis e Diferenciados: Onde Estão e Onde Estou?, com Eduardo Pastos (AIPC) e Artur Tacla (Corall Consultoria)

10h30-11h00 – Coffee Break

11h00-11h45 – Palestra: A Experiência da Korin na Consolidação do Mercado de Produtos Sustentáveis, com Luiz Carlos Demattê Filho (Korin)

11h45-12h45 – Mesa-Redonda

12h45-14h15 – Almoço e Sessão de Pôsteres

14h15-15h30 – Palestra: Revitalização de Solos de Soja, Milho e Trigo com o Método Agrohomeopático, com Tadko Tichavský (Instituto Comenius)

15h30-16h00 – Coffee Break

16h00-17h15 – Solo X Qualidade do Alimento X Saúde, com Carin Primavesi (Agroecologista e nutricionista funcional)

17h15-18-15 – Mesa-Redonda

18h15 – Encerramento do Fórum

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo