Conferência Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis começa a receber inscrições nesta terça-feira

Estão abertas a partir de hoje (23/7) as inscrições para a conferência “Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis”. Organizada conjuntamente pelo Programa Cidades Sustentáveis, pela Plataforma Global para Cidades Sustentáveis e pela Prefeitura de São Paulo, com o apoio estratégico do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações e do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF – Global Environment Facility), o evento reúne o 3º Encontro Anual da Plataforma Global Cidades Sustentáveis e a 2ª Conferência Internacional Cidades Sustentáveis.

Durante uma semana de atividades, a Conferência Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis vai abordar temas alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) e aos 12 Eixos da Plataforma do PCS, reunindo gestores públicos, técnicos e especialistas globais no tema do desenvolvimento sustentável.

Foto: Divulgação

Nove sessões temáticas cobrirão uma ampla gama de tópicos centrais para a compreensão dos problemas urbanos atuais, as oportunidades e desafios da sustentabilidade:

  • Geoprocessamento e Planejamento Espacial;
  • Inclusão e Moradia Acessível;
  • O Papel da Gestão Pública na Geração de Oportunidades, Trabalho e Renda;
  • Regeneração Urbana e Desenvolvimento de Orlas Local;
  • Biodiversidade Urbana e Capital Natural;
  • Planejamento Urbano: Enfrentando Desigualdades de Gênero e Raça;
  • Financiando o Desenvolvimento Urbano Sustentável;
  • Desenvolvimento Orientado à Mobilidade;
  • Participação Social: Caminhos e Desafios da Gestão Pública.

Outro destaque do evento é a Mesa de Prefeitos, atividade que promoverá o encontro entre gestores municipais e formuladores de políticas públicas de todo o mundo. Com o objetivo de trocar experiencias, discutir e compartilhar ideias sobre a obtenção de resultados pretende-se pavimentar a construção de um caminho colaborativo para a sustentabilidade urbana.

Além dos participantes brasileiros, o evento reunirá representantes das 28 cidades e 11 países apoiados pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environment Facility – GEF). O público estimado é de 800 pessoas, entre prefeitos (as), técnicos (as), acadêmicos (as), gestores (as) públicos, líderes empresariais, pesquisadores (as), jornalistas, especialistas de instituições financeiras, organizações internacionais, agências da ONU, líderes da iniciativa privada e de organizações da sociedade civil.

Prêmio Cidades Sustentáveis

A 2ª Conferência Internacional do Programa Cidades Sustentáveis destacará experiências públicas bem-sucedidas, a fim de inspirar os gestores brasileiros na agenda urbana sustentável e engajá-los em ações nesse sentido. Na ocasião serão anunciados os vencedores da terceira edição do Prêmio Cidades Sustentáveis, contemplando administrações municipais de todo o Brasil que tenham políticas públicas bem-sucedidas e inovadoras na redução das desigualdades, com resultados concretos e mensuráveis em três categorias: desigualdade econômica (foco em gênero e raça); acesso a serviços (saúde, educação e infraestrutura); e acessibilidade.

O Prêmio é realizado pelo Programa Cidades Sustentáveis e pela Oxfam Brasil, com apoio do CITinova, Instituto Arapyau e Fundação Ford, e tem como parceiros a Associação Brasileira de Municípios e Frente Nacional de Prefeitos.

Plataforma do Conhecimento e Observatório de Inovação

O Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), parceiros co-executores do Projeto CITinova, lançarão a primeira versão da Plataforma do Conhecimento e do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis. Com tecnologias, tipologias e soluções inovadoras locais e internacionais, esse sistema web aberto e de uso livre irá capacitar, apoiar e incentivar gestores públicos a tornarem suas cidades mais justas e sustentáveis. Funcionará também como instrumento para pesquisadores e para a população em geral, que poderá acompanhar as informações e a evolução dos indicadores de sua cidade por meio de comparativos, gráficos e tabelas.

Com abrangência nacional e projetos pilotos em Brasília e Recife, o Projeto CITinova tem foco em planejamento urbano integrado e investimentos em infraestruturas urbanas com tecnologias inovadoras para enfrentar desafios históricos da população e da gestão pública nas áreas de água, resíduos, energia, mudanças climáticas e mobilidade.

Mais informações sobre o evento, programação e inscrições podem ser obtidas pelo site: www.cidadessustentaveis.org.br/conferencia2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo