Fabiano de Abreu conversa sobre a imparcialidade no jornalismo e fake news com diretor de TV portuguesa

Fotos: Novum Canal / Reprodução

A imparcialidade no jornalismo e as fake news foram temas do programa ‘Mesa Filosófica’, que vai ao ar em Portugal toda semana pela TV Novum Canal e no canal 38 para todo mundo nas TVs Smart, onde o filósofo Fabiano de Abreu recebe personalidades para conversas francas sobre temas atuais. O diretor do Novum Canal, Paulo Lopes, foi o convidado desta semana.

Fabiano abriu o programa com uma frase filosófica: “A falta de imparcialidade no jornalismo está vinculada a revolta do receptor ao perceber pelo seu cognitivo que está sendo tomado por ignorante”. O intuito era trazer à mesa um debate sobre o jornalismo, a imparcialidade e as fake news.

A partir da frase filosófica, Paulo Lopes expressou que o jornalista ou o órgão de comunicação pode ter um lado, contanto que este seja claramente expresso: “O jornalismo não tem que ser imparcial. No entanto, todos os que estão ligados ao jornalismo devem assumir claramente suas posições. Quem quiser ser parcial deve assumir publicamente se são mais para a esquerda ou mais para a direita. Nós aqui no Novum Canal somos apartidários. Não vamos de encontro a um partido político ou religião. Agora, independente da linha editorial que colocam na ERC (órgão regulador de comunicação) e nas entidades que regularizam a comunicação social é preciso ouvir a todos e desconstruir polémicas, e seja quem for, esse visado será comunicado e vai ter seu direito de resposta assegurado. A linha editorial que tu defines é a que tens de respeitar sempre”.

Fabiano também referiu que em parte os espectadores também anseiam por receber notícias de forma imparcial:  “Muitas pessoas esperam uma imparcialidade para que o próprio leitor ou espectador possa formar juízo e opinião”.

Assista ao programa ‘Mesa Filosófica’ em: https://facebook.com/story.php?story_fbid=905836026430770&id=262173487996025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo