Terremoto atinge a Grécia e provoca danos

Um forte terremoto de magnitude de 5,3 graus na Escala Richter atingiu nesta sexta-feira (19) a cidade de Atenas, capital da Grécia, causando sérios problemas nos serviços de telefonia móvel e fixo e no fornecimento de água e energia elétrica. Ainda não há informações sobre possíveis danos e/ou vítimas.

De acordo com as primeiras informações, divulgadas agora a pouco pelas principais agências internacionais de notícias, milhares de pessoas deixaram suas casas e escritórios em pânico e saíram as ruas, permanecendo nas calçadas e nas vias públicas.

Moradores e turistas saíram às ruas nesta sexta-feira (19) após a ocorrência de um terremoto em Atenas, na Grécia, — Foto: Petros Giannakouris/AP

O Instituto de Geodinâmica de Atenas informou que o epicentro do tremor foi localizado a 23 km a Noroeste da capital grega, tendo sido sentido também nas Ilhas do Peloponeso. Ao todo, foram sentidas sete réplicas de menor intensidade.

Testemunhas disseram que dezenas de turistas deixaram os hotéis em pânico, correndo em várias direções. Policiais e bombeiros tiveram que conter as pessoas que ficaram presas em elevadores de vários prédios e estabelecimentos comerciais.

Equipes de emergência formadas por policiais, bombeiros, militares e membros da Defesa Civil foram mobilizadas. Técnicos estão percorrendo as ruas de Atenas para avaliar os danos causados a infraestrutura da cidade de Atenas.

O crucifixo localizado no alto da torre da Igreja de Pantanassa, na Praça Monastiraki, ficou danificado após terremoto que atingiu Atenas, na Grécia, nesta sexta-feira (19) — Foto: Alkis Konstantinidis/ Reuters

Em julho de 2017, um terremoto de magnitude de 6,7 graus na Escala Richter atingiu a Ilha de Kos, no Mar Egeu, causando duas mortes e deixando danos consideráveis a infraestrutura da região.

O último grande terremoto a atingir Atenas ocorreu em 1999, quando um tremor de 5,9 graus atingiu a cidade, causando a morte de 150 pessoas e deixando centenas de feridos. Os atenienses ainda guardam na memória este abalo sísmico, que os deixou traumatizados.

A Grécia está localizada em importantes falhas geológicas e placas tectônicas. Os abalos sísmicos são frequentes, porém são de baixas intensidades, não provocando danos ou vítimas.

Pessoas que estavam em uma loja na Praça Syntagma, em Atenas, na Grécia, deixaram rapidamente o local e esperam do lado de fora um comunicado da polícia ou autoridades — Foto: Alkis Konstantinidis/ Reuters

Com informações das Agências Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo