Tempestade tropical e furacão atingem os EUA

O Furacão Barry está se aproxima da costa da Louisiana, nos EUA — Foto: NOAA/Handout via Reuters

Uma forte tempestade tropical atingiu neste sábado (13) o Sul dos Estados Unidos (EUA), causando destruição e vítimas. Os ventos chegaram a 120 km/h e a previsão para as próximas horas é de mais chuva forte e intensas rajadas de vento.

O Centro Nacional de Furacões (NHC – sigla em inglês) informou agora a pouco que a tempestade tropical se transformou em um Furacão, denominado de ‘Barry’. Há relatos de enchentes, inundações e fortes ressacas no mar.

O furacão foi classificado de categoria 1, numa escala que vai até 5. Trata-se do primeiro furacão da temporada no Atlântico antes de tocar o solo na Louisiana. O fenômeno deve causar graves inundações em várias cidades do país.

Centenas de pessoas foram afetadas pela falta de energia em Louisiana, por causa do Furacão Barry que atingiu a região — Foto: Seth HERALD / AFP

O NHC divulgou um boletim meteorológico por volta das 11 horas (horário local) informando que o Furacão Barry está se deslocando com rapidez, podendo atingir outras regiões nas próximas horas.

Ainda segundo o Boletim do NHC, um ciclone está se formando a aproximadamente 65 km da cidade de Lafayette, e a 80 km de Morgan City, onde deve atingir o solo nas próximas horas. O Furacão Barry deve atingir o continente norte-americano entre 23h05min de hoje e às 03h15min de amanhã.

O presidente dos EUA, Donald Trump, decretou estado de emergência no Estado de Louisiana. As autoridades determinaram a evacuação imediatamente de centenas de pessoas.

Nuvens cobrem o céu em Nova Orleans, no Estado da Louisiana (EUA) — Foto: AP Photo/Matthew Hinton

O NHC emitiu um alerta de ventos de até 100 km/h em várias cidades da Louisiana. Há relatos de que o fornecimento de energia elétrica foi suspenso em algumas regiões, afetando 77 mil clientes.

Ainda nesta sexta-feira (12), as autoridades de Nova Orleans orientaram os moradores a estocarem alimentos, medicamentos e agua potável em suas casas e, sobretudo, evitar em deixar suas residências.

O meteorologista Benjamin Scott disse que o Furacão Barry é uma tempestade extremamente perigosa e mortífera, podendo provocar grandes inundações e alagamentos e intensas rajadas de vento.

Com informações das Agências France Presse, Reuters e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo