Atentado a bomba deixa 26 mortos e 56 feridos na Somália

Um grupo de jihadistas islâmicos atacou nesta sexta-feira (12) um hotel na cidade portuária de Kismayo, no Sul da Somália, causando a morte de 26 pessoas e deixando outras 56 feridas. O ataque foi com um carro-bomba, estacionado na frente do hotel, e que explodiu logo em seguida.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o ataque causou pânico entre hóspedes e funcionários do estabelecimento, que assustados, correram em direção à rua. Assim que deixaram o estabelecimento hoteleiro, as vítimas foram alvejadas.

Um atentado a bomba ocorrido nesta sexta-feira (12) causou a morte de 26 pessoas em Kismayo, no Sul da Somália – Foto: AP/Divulgação

Equipes de emergência, formadas por policiais, bombeiros e membros das Forças de Segurança, foram mobilizadas e enviadas para o local, que foi isolado e cercado.

O porta-voz do Ministério da Segurança da Somália, Abdiweli Mohamed, disse em entrevista coletiva que vários homens armados teriam entrado no hotel, iniciando um tiroteio. Os seguranças revidaram, forçando a fuga de todos os terroristas.

Em seguida, o carro-bomba que estava estacionado na frente do hotel explodiu, pegando a todos de surpresa. As autoridades locais acreditam que entre os mortos há jihadistas e terroristas islâmicos.

Vários homens armados entraram no [hotel], mas as forças de segurança responderam e começaram a lutar com os terroristas dentro do prédio“, disse Abdiweli Mohamed.

Ataque terrorista deixa 26 mortos e 56 feridos na Somália – Foto: Divulgação

Já o presidente do Estado de Jubbaland, no Sul da Somália, onde fica localizada a cidade de Kismayo, Ahmed Madobe, disse em entrevista coletiva que o número de vítimas fatais e de feridos pode aumentar nas próximas horas, porque ainda existem pessoas desaparecidas e feridos em estado grave.

Entre os mortos estão 1 queniano, 3 tanzanianos, 2 norte-americanos e 1 canadense. As identidades das vítimas não foram reveladas.

Entre os feridos há dois chineses, que não tiveram as identidades reveladas, além de uma apresentadora de televisão somali-canadense, identificada como sendo Hodan Nalayeh.

Neste momento chega à redação do Campo Grande Notícias, a informação de que a apresentadora de TV Hodan Nalayeh morreu no hospital quando estava sendo atendida, fazendo com que o número de mortos subisse para 27 vítimas.

Quatro suspeitos de terem participado do atentado morreram em confronto com a polícia. Os corpos deles foram resgatados e levados para o necrotério de um hospital.

Uma fonte do governo de Kismayo, que preferiu não se identificar, disse que no momento do ataque havia vários empresários, políticos e autoridades no hotel. Todos participavam de uma reunião de preparação das eleições presidenciais na região semi-autônoma de Jubaland, prevista para acontecer no fim de agosto.

As autoridades somalis ainda não sabem informar se o ataque tem algum tipo de vínculo com a reunião que acontecia no hotel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo