Avistamento de baleias e pássaros reforçam o turismo em Ilhabela

A prefeitura do município vai certificar guias e barcos para avistamento de baleias e construir torres para observação de pássaros. Race Village terá quatro palestras sobre os dois temas nos próximos dias

iê-sangue, pássaro símbolo da Mata Atlântica (Aurélio Rufo / Sectur Ilhabela)

Ilhabela (SP) – Ilhabela é daqueles locais com nome autoexplicativo. E a Ilha se mostrará ainda mais bela a partir dos próximos meses. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo trabalha para que os visitantes continuem se encantando com o azul do mar, mas também voltem o olhar para o azul do céu e o verde da Mata Atlântica. Na onda do crescente sucesso no avistamento de baleias, a prefeitura passa a investir na observação de pássaros, conhecido como birdwatching. Esse é um direcionamento alinhado ao novo slogan do município: ‘Vida Natural’.

O projeto de Birdwatching prevê a criação de estrutura específica para os observadores de pássaros, incluindo a construção de seis torres no Parque Estadual de Ilhabela, uma das maiores reservas de Mata Atlântica conservada do mundo, com uma área de 27.025 hectares (ou 270 quilômetros quadrados), além de outras iniciativas que fazem parte do convênio assinado entre a Prefeitura e a Fundação Florestal. A expectativa é que a implementação esteja completa para o próximo verão, para que os turistas tenham a oportunidade de observar, fotografar e catalogar espécies como o Tiê-sangue, símbolo da Mata Atlântica, Tangará, Papagaio-moleiro – eleita a ave símbolo da ilha, a Coruja-preta, ou a Jacutinga.

Saira-sete-cores (Aurélio Rufo / Sectur Ilhabela)

Com a invasão das jubartes no litoral norte paulista nos últimos anos, o crescimento do turismo de avistamento de baleias cresceu naturalmente. Para garantir segurança tanto para os animais como para os humanos, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo está certificando todos os envolvidos nesse processo, desde barcos a guias, que estarão devidamente regularizados a partir deste segundo semestre.

Palestras sobre baleias e pássaros no Race Village – Um termômetro para medir a intenção de Ilhabela unir terra e mar no turismo são as palestras programadas para o Race Village, espaço instalado no Centro Histórico da Vila no mês náutico de julho. Serão quatro encontros destinados ao tema baleia e a estreia da observação de pássaros. A programação é a seguinte: sexta-feira (12), às 18h: 30 Anos do Projeto Baleia Jubarte; com Enrico Marcovaldi, Sergio Cipolotti e José Truda Palazzo. Sábado (13), às 18h: O que as jubartes estão fazendo em Ilhabela?, com Marina Leite e Julio Cardoso; Domingo (14), às 19h: birdwatching, com Guto Carvalho. Terça-feira (16): Baleias – Da Caça à Conservação, com José Truda Palazzo.

Beija-flor-preto (Aurélio Rufo / Sectur Ilhabela)

A secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Bianca Colepicolo, explica o reposicionamento de Ilhabela. “O ciclo de palestras dá a cara que queremos para a cidade, que pode ser resumida no slogan: Vida Natural. Tudo isso carrega um conceito que ainda não é falado no Brasil, o de turismo restaurativo ou regenerativo. Isso significa valorizar, cuidar, preservar e fortalecer o que você já tem de bom, de bonito, ao invés de investir na criação de coisas novas. Ilhabela já é um paraíso por natureza e temos que reforçar essa marca.”

Race Village – Espaço de convivência entre moradores, velejadores e turistas durante o mês náutico de julho em Ilhabela, o Race Village está maior e melhor em 2019. A comprovação vem dos números e da variedade de atrações. Neste ano, o espaço instalado no Centro Histórico receberá 100 eventos, um aumento de 150% em relação à temporada anterior, que promoveu 40 atrações. A programação terá atividades variadas para crianças e adultos até o próximo dia 28, desde peças de teatro e oficinas infantis, lançamento de livros e shows musicais, entre outros. Tudo grátis durante 23 dias, com uma média superior a quatro atrações diárias paralelas à 46ª Semana de Monotipos e Semana Internacional de Vela, entre 13 a 20 de julho.

Baleia em Ilhabela (Julio Cardoso / Projetobaleiaavista)

Confira a programação completa: http://www.turismoilhabela.com/evento/103

Mais informações:

Site: www.turismoilhabela.com

Facebook: https://www.facebook.com/turismoilhabela/

Instagram: https://www.instagram.com/turismoilhabela/?hl=pt-br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo