Dia C promove cidadania e comprova a importância da cooperação para o desenvolvimento econômico e social

Em MS, ação aconteceu em 7 cidades e contou com 25 cooperativas

Uma tarde de cooperação e de muitas oportunidades à comunidade. Este foi o Dia C (Dia de Cooperar) em Campo Grande – MS, que comprovou o quanto a união é capaz de promover ações valiosas.

A iniciativa, realizada no Parque Ayrton Senna, levou serviços de emissão de CPF, educação financeira, elaboração de currículo, cadastro de currículo para aprendizagem e estágio, teste de visão, aferição de pressão e orientação nutricional, orientação jurídica, corte de cabelo, distribuição de mudas e hortaliças, gincana cooperativa, palestras, orientação sobre saúde bucal, sorteio de brindes, distribuição de pipoca e algodão-doce, aulas de zumba e pilates, entre outros.

Foto: Divulgação

Para a dona-de-casa Ana Cristina da Rocha, o Dia C foi uma oportunidade de aprendizado. Mãe de dois meninos, de 8 e 5 anos, ela participou da palestra sobre violência contra a mulher e levou os filhos para saber mais sobre saúde e higiene bucal.

“Aprendi muito aqui, com essa palestra a gente aprende a se cuidar mais e se proteger. Para os meninos também foi bom, aprenderam escovar os dentes e gostaram”, disse a moradora da região.

Este é o intuito do cooperativismo, colaborar para o crescimento da sociedade como um todo, membros ou não das cooperativas, segundo o residente da OCB/MS, Celso Regis Ramos.

“As cooperativas se firmam cada vez mais como importantes instrumentos de desenvolvimento econômico e social e no Dia C mostramos a força da cooperação, por meio desta iniciativa que beneficia a sociedade, com ações voluntárias, o que comprova o comprometimento de todos os envolvidos”, afirma o presidente.

Foto: Divulgação

Uma das tendas mais procuradas pelas crianças, foi a do Conacentro (Cooperativa dos Produtores do Centro-Oeste) onde, de forma lúdica, os participantes receberam informações sobre como combater o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, além da oficina de slime, pescaria com brindes e pintura facial.  Para o presidente da cooperativa, Ademir Pinesso, além de orientar e entreter as crianças, a ação se destaca pelo estímulo ao voluntariado.

“Há 10 anos participamos do Dia C junto à OCB e o resultado mais importante é desenvolver o voluntariado entre nossos colaboradores, estimulando a levar seu melhor a toda sociedade e a quem mais precisa, principalmente”, pondera Pinesso.

Representando o Sescoop, o coordenador Financeiro Carlos Baena, destacou que o Dia C reflete em uma data, aquilo que as cooperativas desenvolvem ao longo de todo o ano em rol da sociedade.

Foto: Divulgação

“O primeiro sábado de julho transmite para a sociedade aquilo que as cooperativas fazem ao longo do ano, dia após dia, sempre em benefício do desenvolvimento da sociedade”, finalizou Baena.

Além de Campo Grande, as atividades do Dia C ocorreram nos municípios de São Gabriel do Oeste, Três Lagoas, Corumbá, Dourados, Angélica e Naviraí, reunindo 25 cooperativas e cerca de 1200 voluntários.

Em Campo Grande, integraram a ação: Sistema OCB/MS, Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, Sicredi Campo Grande, Conacentro, Uniodonto Campo Grande, Sicoob Ipê, Unimed-CG, Uniprime Centro-Oeste, Pro-Fissa, CIEE, Óptica Ver e Viver, Flavinho Escola de Cabeleireiros, e Escola Fauze Scaff Gattas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo