Terremoto de 7,1 graus atinge a Indonésia e gera alerta de tsunami

Um forte terremoto de magnitude de 7,1 graus na Escala Richter atingiu na noite deste domingo (7) a Costa da Indonésia. Ainda não há informações sobre possíveis danos e/ou vítimas.

De acordo com as primeiras informações, divulgadas agora a pouco pelas principais agências internacionais de notícias, as autoridades indonésias chegaram a emitir um alerta de tsunami, mas o alerta foi suspenso cerca de 1 hora depois.

A Agência Geofísica da Indonésia registrou o terremoto a Nordeste da Ilha de Sulawesi, a uma profundidade de 10 quilômetros. Já o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês), informou que o tremor foi de 6,9 graus na Escala Richter, sem risco de tsunami.

Testemunhas disseram que muitas pessoas na Província de Moluca Norte entraram em pânico, deixando casas e prédios apressadamente. A maior parte desses moradores permanecem nas ruas, onde devem passar a noite.

A Indonésia é formado por cerca de 17 mil ilhas e ilhotas, e encontra-se localizado no conhecido Círculo de Fogo do Pacífico, uma região formada por três grandes placas tectônicas, que se movem com certa frequência, provocando tremores de terra.

A maioria dos tremores, no entanto, é de baixa intensidade, não chegando a ser sentido nos países que ficam localizados na Oceania.

No ano passado, um forte terremoto de 7,5 graus na Escala Richter, seguido por um intenso tsunami, atingiu a Ilha de Sulawesi, causando a morte de duas mil pessoas e deixando milhares de desaparecidos.

A cidade de Paulo foi complemente destruída, quase desaparecendo do mapa.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo