Empresa vai fazer Fórmula 1 com drones gigantes tripulados

Airspeeder foi criado por uma start-up e categoria pode ser lançada em 2020

Airspeeder tem desenho que lembra antigos aviões de competição (Foto: Divulgação)

Airspeeder tem desenho que lembra antigos aviões de competição (Foto: Divulgação)

O mundo dos carros e motos aéreos tem muitos projetos, mas poucos dedicados aos modelos de competição. Esse nicho é a aposta do Airspeeder, um projeto de carro voador que será apresentado no Festival de Velocidade de Goodwood, evento inglês de modelos esportivos que é um lugar sagrado para os entusiastas e começa hoje, dia 04 de julho.

A empresa é bancada pela Equals, companhia do ramo financeiro. E o projeto do veículo foi feito pela startup australiana Alauda Racing. A ambição chega à altura do veículo. A promessa é fazer o primeiro campeonato em 2020.

Como é o Airspeeder

Os veículos têm quatro ou oito hélices e contam com motores elétricos para acioná-las. As baterias são de polímero de lítio para obter um peso menor. O projeto permite velocidade máxima de 200 km/h. O Airspeeder que vai competir está em sua quarta versão (MK IV).

Carros aéreos vão competir a 20 metros de altura (Foto: Divulgação)

Carros aéreos vão competir a 20 metros de altura (Foto: Divulgação)

É difícil saber se o Airspeeder vai virar em tão pouco tempo. Para demonstrar ao vivo a viabilidade da competição e do veículo (e tentar atrair os pilotos cavalheiros), um grupo de convidados vai presenciar um voo de teste de um modelo mais antigo (MK 2) no aeródromo de Goodwood, ao lado da pista de subida de colina que serve de circuito no evento.

Segundo o fabricante do Airspeeder, a empresa de transporte de carga DHL vai cuidar do transporte do material para cada prova. As etapas serão espalhadas pelo mundo, exatamente como é a Fórmula 1 e Fórmula E.

Serão cinco times e dez pilotos. Os competidores vão competir 20 metros acima do solo – o termo voando baixo, finalmente, faz sentido. E novos voos do MK IV serão realizados no deserto de Mojave, nos Estados Unidos.

Para ligar o Airspeeder a outros esportivos clássicos, a marca fez um vídeo em que aparecem um Lotus Seven e um Elise acompanhados de outro monstro das pistas, um Cobra (confira o vídeo acima). Roadsters que evocam outra época em que o importante era ter leveza e agilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo