Mostra marca importante transição na carreira do artista Andrey Rossi

Destacado como um dos nomes substantivos da nova geração de artistas contemporâneos, Rossi abre mostra importante para sua carreira.

Figurando entre os principais nomes da nova geração da arte contemporânea, Andrey Rossi abre na próxima sexta-feira, dia 28 de Junho, mostra individual na OMA Galeria, com curadoria do renomado crítico e curador Marcus Lontra. Rossi conquistou grande destaque nos últimos anos, participando de importantes mostras institucionais a exemplo da FUNARTE, MAC-RS e MAM-RJ, além de ter conquistado alguns prêmios aquisitivos que colocaram sua obra em importantes acervos públicos, mas foi durante a SP-Arte deste ano, que suas pinturas de forte impulso crítico e técnico, atraiu muitos olhares do público que percorria os corredores do Pavilhão da Bienal de SP, fato que não foi diferente para o curador Paulo Herkenhoff que selecionou uma de suas obras para ser incorporada ao acervo do Museu de Arte do Rio de Janeiro, hoje um dos principais acervos do país.

Artista plástico Andrey Rossi – Foto: Arquivo Pessoal

Ainda em 2019, o artista foi premiado pelo MAC-Jataí, e teve seu trabalho exibido durante a feira de Nova Iorque, cidade na qual já tem exposição individual agendada para o segundo semestre, na Galeria de Babel. Antes disso, em agosto deste ano Andrey Rossi estará embarcando para Alemanha onde fará uma residência artística e seus trabalhos percorrerão cinco exposições na Alemanha durante o segundo semestre de 2019 e 2020.

Diante de um ano de produção intensa, para esta exposição o artista apresenta um lado mais experimental de sua produção, sendo parte de sua pesquisa que vem sendo desenvolvida em seu doutorado realizado na UNICAMP. Intitulada “Sobre as coisas do mundo” a mostra é composta por pinturas, desenhos, objeto e vídeo, e que nas palavras de Lontra, “Andrey fala da fome, da tristeza e do abandono, mas sugere também a possibilidade da redenção. Nessa estranha condição humana persiste um traço de beleza, um resquício de esperança.”.

Para o artista essa exposição chega em um momento pertinente de sua carreira, “Minha pesquisa ganhou novos desdobramentos, e vejo novas potencialidades emergindo, algo que se relaciona com o atual momento em que vivemos”. Por ser um artista pesquisador a produção de Rossi sempre teve um discurso consciente e incisivo, nunca permanecendo apenas na mera estética singela.

Para quem visitar a exposição um folego deve ser tomado previamente, logo na entrada um vídeo em preto e branco apresenta uma mulher que luta compulsivamente contra algo que está preso em sua boca, não sabemos se aquilo esta adentrando ou saindo, fato é, que tal narrativa já denuncia uma espécie de loucura premeditada, pois a sala levemente sombria faz as pinturas de grande formato emergirem das paredes, um acúmulo de detalhes é capaz de prendê-lo diante da obra, enquanto um tecido hasteado sobre a parede nos remete a uma espécie de sudário, contendo um desenho em sanguínea, que prontamente nos transporta as memórias dos antigos mestres do renascimento e do barroco, e sobre uma prateleira alguns objetos são disposto, originando uma poética ritualística.

A curadoria optou em não abusar do excesso, dessa forma criando uma atmosfera lúdica, algo presente na trajetória do artista. “Acredito que cada obra tem um peso muito grande a ser assimilado, portanto a montagem minimalista conduz melhor o espectador a compreender a poética da exposição”, menciona o galerista Thomaz Pacheco. A mostra “Sobre as coisas do mundo”, ficará aberta à visitação até o dia 10 de agosto, na OMA Galeria e tem entrada gratuita.

Serviço:

Exposição Individual: Andrey Rossi, Sobre as coisas do mundo

Local: OMA Galeria

Abertura: 28/07/2019 – 19h as 23h

Visitação: 29/07 a 10/08/2019.

Horário de Funcionamento: Ter. a Sex. 12h ás 19h / Sáb. 10h ás 15h.

Endereço: Rua Carlos Gomes, 69. Centro. SBC. SP. CEP 09715-130

Telefone: +55 (11) 971 533 107 / +55 (11) 981 790 588

E-mail: comunicacao@omagaleria.com / contato@omagaleria.com

Valor: gratuito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo