Você conhece todas as propriedades nutricionais do arroz? Conheça um pouco mais sobre esse alimento

O arroz é um dos alimentos mais populares no mundo todo. E no Brasil, não é diferente, já que ele faz parte do cardápio diário de todo brasileiro. E para lhe mostrar a importância desse alimento na nossa alimentação, vamos mostrar neste artigo sobre as principais propriedades do arroz.

Nutricionistas apontam que o arroz possui muitos nutrientes importantes para o organismo como vitaminas do complexo B, proteína, magnésio, zinco, além de rico em fibras (principalmente o arroz integral). Vamos conhecê-las um pouco melhor?

Foto: Divulgação

Previne o câncer

O arroz reduz o risco de câncer oral (boca, faringe e laringe). Por possuir um nível baixo de gordura saturada e bastante fibras e proteínas vegetais, este alimento que diminui as chances de desenvolvimento da doença.

E como entre nós brasileiros o arroz é usualmente consumido junto com o feijão, o efeito favorável à prevenção do câncer é ainda maior, já que juntos estes alimentos oferecem ao corpo humano, uma porção maior de nutrientes que previnem o câncer.

Previne as doenças do coração e a diabetes

Os problemas cardiovasculares afetam a maioria dos brasileiros. Para se ter uma ideia, 1 em cada 4 pessoas adultas possuem hipertensão. E o arroz, principalmente do tipo integral, pode ajudar bastante na prevenção de doenças do coração.

Por possuir um bom número de fibras vegetais em sua composição, o arroz ajuda no bom funcionamento do organismo, evitando por exemplo, a retenção de líquidos, o colesterol no sangue e ajudando a regular o intestino. Por isso, o alimento pode ser considerado essencial para a manutenção da saúde cardiovascular.

O arroz também ajuda no controle do colesterol e na prevenção de diabetes. Uma porção de arroz diária pode ajudar o organismo a reter e produzir menos gordura, já que o alimento oferece outros elementos como o ferro e o magnésio.

Boa opção para celíacos

Os celíacos são pessoas que têm alergia ao glúten, uma espécie de proteína presente em muitos alimentos. Para estas pessoas, a ingestão de glúten pode causar uma grave inflamação no intestino.

Como não contém glúten em sua composição, o arroz é uma excelente opção para celíacos. Por possuir bastante carboidratos e proteínas, o alimento ajuda a manter o equilíbrio do organismo e a manter a energia desse grupo de pessoas que precisam cortar ou substituir muitos outros alimentos do seu cotidiano.

Fortalece as atividades neurais e o sistema imunológico

Em sua composição, o arroz é rico em antioxidantes e vitaminas do complexo B que ajudam a aumentar a imunidade e a estimular o crescimento das atividades neurotransmissoras.

O arroz possui vários nutrientes que auxiliam na inibição das toxinas que causam demência e mal de Alzheimer. Por proteger os tecidos nervosos, o arroz ajuda a manter o cérebro saudável e previne problemas como a falta de memória.

Quais são os principais tipos e combinações de arroz?

Existem três tipos de arroz que são bastante conhecidos no Brasil, são eles: o arroz branco, o arroz parboilizado e o arroz integral. O mais conhecido entre eles é o arroz branco, presente na mesa da maioria dos brasileiros.

O arroz branco é mais popular. Além de ser mais barato, é também fácil de ser encontrado e pode ser usado em uma grande lista de receitas, desde o típico arroz com feijão, até pratos mais requintados.

Porém, é um dos tipos de arroz menos nutritivos, já que tem sua casca retirada e é nela que está a maior parte dos nutrientes.

O arroz parboilizado também é bastante comum e tem uma vantagem com relação ao arroz branco: ele possui mais nutrientes. Isso acontece porque os grãos são cozinhados parcialmente com casca e isso ajuda os nutrientes a passarem da casca para o interior dos grãos.

Já o arroz integral é um dos tipos mais nutritivos e tem ficado cada vez mais popular entre os brasileiros nos últimos anos. A principal vantagem é que este tipo de arroz não passa pelo processo de industrialização, o que mantém a camada externa do grão.

Entre as principais combinações para o arroz, se destacam o tradicional arroz com feijão que pode ser acompanhado de proteínas magras como carne ou frango. Também é bastante comum entre os brasileiros, o consumo de arroz com um mix de legumes, alimentos que dão sabor e possuem muitos outros nutrientes.

Viu só como o arroz é super importante para uma alimentação rica e saudável?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo