Academia Sul-Mato-Grossense de Letras apresenta concerto aberto com o violonista Marcelo Fernandes

O evento Chá Acadêmico desta edição acontece na quarta 26/6

Violonista Marcelo Fernandes – Foto: Secom UFMS

A música clássica terá um momento especial no próximo dia 26, quarta-feira, a partir das 19h30min, na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, com a apresentação do virtuose violonista, professor e concertista Marcelo Fernandes. Para o evento, que conta com apoio da UFMS, a ASL programou inicialmente uma interação intimista do artista com o público acerca do tema “O Violão Clássico e sua Poética”, e em seguida a realização de seleto concerto de violão solo e participações especiais. A programação faz parte do tradicional “Chá Acadêmico” que a ASL realiza todos os meses na sede da instituição: Rua 14 de Julho, 4653 – Altos do São Francisco, com entrada franca.

O Recital de Marcelo Fernandes na ASL trará uma incomum abordagem do repertório violonístico com as facetas urbana, cabocla, onírica, fantástica, sacra e modernista, complementadas por interpretações vocais da soprano Ana Lúcia Gaborim e do poeta Fernando D’andreia. No rol do programa, obras de Bach, Regondi, Dilermando Reis e Villa Lobos, autores consagrados pela tradição do violão clássico, imprimindo assim um caráter consistente e diversificado ao concerto. Haverá também a estreia de duas canções sobre sonetos de Rubenio Marcelo, com música composta por Marcelo Fernandes – nelas, o fino métier de construção letrística é iluminado por melodias incomuns, que intencionalmente ressaltam o caráter das poesias. Já, no ciclo poético “O Andarilho das águas”, de Fernando D’andreia, a abordagem é distinta: teremos música instrumental composta sob inspiração do caráter das poesias, que serão recitadas enquanto ocorre a performance musical.

Doutor em música e um dos principais nomes do violão contemporâneo, Marcelo Fernandes integra o quadro docente da UFMS e atualmente é Pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte. Vencedor de vários concursos de interpretação instrumental, há anos empreende carreira internacional, realizando recitais e masterclasses em teatros, instituições musicais nos Estados Unidos, Espanha, França, Suíça, Portugal, Colômbia, Chile, Bélgica e Alemanha, tendo feito a estreia europeia da obra integral para violão de Camargo Guarnieri. Em 2009, integrou projeto nacional com uma turnê de 86 recitais em vinte estados brasileiros, juntamente com o violonista Henrique Annes. Mais recentemente realizou temporadas de recitais pelo interior de MS, patrocinadas pela Funarte e FCMS, ao lado das cantoras Malu Mestrinho e Ana Lúcia Gaborim, mostrando canções de compositores modernistas e poetas brasileiros, espanhóis e latino-americanos.

“Marcelo Fernandes se há manifestado em todos sus trabajos como um guitarrista de excepción por sus excelentes condiciones e su capacidad artística”, assim afirmou o saudoso violonista e professor Abel Carlevaro, mestre com quem Marcelo estudou no Uruguai. Por sua vez, o maestro Eduardo Martinelli (MS) asseverou: “Marcelo é um músico no sentido pleno da palavra, possui as diferentes e necessárias inteligências para ser um grande instrumentista…”. Já o poeta/compositor e crítico cultural Rubenio Marcelo disse: “Eivado de virtuosismo, Marcelo Fernandes exercita a arte violonística com refinamento e celebra a expressão musical em sua plenitude, quer nos ambientes acadêmicos, quer nos palcos populares, quer nas eruditas salas do Brasil e do mundo”.

Para o presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, escritor e publicitário Henrique de Medeiros, a participação de Marcelo Fernandes no ‘Chá Acadêmico’ faz parte da literatura e sua pluralidade cultural na integração com as outras artes, que é um dos objetivos da atual diretoria. A ASL registra ao longo da sua existência (47 anos) uma história voltada para a defesa do vernáculo e o cultivo da arte literária, incentivando todas as vertentes artísticas e derivações da cultura nacional e estadual. Sempre aberto e sem fins lucrativos, o evento mensal ‘Chá Acadêmico’ integra o rol de programas culturais da entidade, apresentando sempre um convidado de destaque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo