Top Circo estreia na Vila Nasser onde faz últimas 10 apresentações gratuitas

Circo do Mato se apresenta nesta quarta-feira na lona do Top Circo com espetáculo “O Grandioso Mini Cirquim”

Com alegria, fantasia e ousadia, o projeto “Temporadas no Picadeiro Mágico Top Circo” chega ao último mês de apresentações, na Vila Nasser. Serão 10 sessões gratuitas no bairro, abertas ao público em geral e em escolas da região. Nesta quarta-feira (5), a partir das 20h, eles recebem o grupo Circo do Mato para engrandecer o espetáculo. Na quinta-feira (6) também haverá apresentação gratuita do Top Circo, também às 20h.

O projeto foi contemplado com recurso do FMIC (Fundo Municipal de Investimentos Culturais), oriundo da Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da SECTUR (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo).

Fotos: Vaca Azul

O projeto começou em março no bairro Dom Antônio Barbosa. De lá pra cá ficou ainda um mês no Lageado e mais um mês no Portal Caiobá. Desde o início todas as apresentações foram gratuitas, fazendo com que pessoas de baixa renda tenham acesso à cultura circense.

“Foi muito gratificante vir aqui. Volto pra casa tarde, não tenho como levar meus filhos para assistir algo interessante, o circo foi a oportunidade perfeita”, afirma Laura Diniz, que estava com os três filhos na última apresentação que aconteceu no Caiobá.

Para Hugo, itinerar por diferentes regiões de Campo Grande promove acesso e oportunidades para a população que vive na periferia da cidade, já que na maioria dos casos as famílias têm uma renda financeira pequena e grande dificuldade para fruir os bens culturais.

Fotos: Vaca Azul

Circo “Sem Lona”

Além dos tradicionais números circenses que o circo promove, como malabares, tecido, lira americana, entre diversos outros, hoje haverá uma apresentação especial. O grupo Circo do Mato se apresenta como o espetáculo “O Grandioso Mini Cirquim”.

Para o proprietário do circo é muito importante ter apresentações de artistas de fora de seu circo. “Sempre sinto uma energia forte do público com os artistas que vem, sempre gostam bastante. Fazer este intercâmbio, com artistas do ‘circo sem lona’, é muito interessante”, frisou.

História

O Top Circo é o único circo de lona itinerante de Mato Grosso do Sul ainda ativo. A família Perez tem artistas circenses há pelo menos 4 gerações, por isso as 4 temporadas do projeto.

Ele foi criado como Circo Real Pantanal ainda na década de 1950 e perdura desde então. “Este projeto é importante tanto para preservar a história da minha família, quanto para não deixar a cultura circense morrer. É muito bom ter o resgate de nossa cultura e compartilhá-la com o público sul-mato-grossense”, garante Hugo.

Fotos: Vaca Azul

Ingresso solidário

No dia 22 de fevereiro um incêndio atingiu um trailer dos proprietários do circo quando estavam instalados no Jardim Los Angeles e a família Perez perdeu grande parte do que tinha, incluindo material de trabalho, equipamentos, comida e roupas.

As apresentações que acontecem durante o projeto Temporadas no Picadeiro Mágico Top Circo são todas gratuitas, mas a família pede, para quem puder ajudar, que deixe uma doação pagando um “ingresso solidário”, de qualquer valor.

Serviço: A lona do Topo Circo está montada na rua Tenente Lira, Vila Nasser, em frente ao número 851.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo