Vulcão entra em erupção em Bali, na Indonésia

O Vulcão Agung, na Ilha de Bali, na Indonésia, entrou em erupção na manhã desta sexta-feira (31) – Foto: Made Alit Suantara / AFP

O Vulcão Agung, localizado na Ilha de Bali, na Indonésia, entrou em erupção na manhã desta sexta-feira (31), expelindo uma densa nuvem de cinza e fumaça de mais de 2 mil metros de altura. Ainda não há relatos de vítimas e nem de cancelamentos de voos.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, as autoridades indonésias determinaram a evacuação de todos os moradores que residem nas proximidades do Monte Agung, onde fica localizado o vulcão.

Essa é a segunda vez que o vulcão entra em erupção em uma semana. As autoridades locais mantiveram o alerta em nível 3, numa escala de 4, estabelecendo uma zona de exclusão de aproximadamente 4 km ao redor da cratera.

O Vulcão Agung, na Ilha de Bali, na Indonésia, entrou em erupção na manhã desta sexta-feira (31) – Foto: Made Alit Suantara / AFP

O Vulcão Agung voltou a ter atividade sísmica em 2017, quando obrigou as autoridades a retirarem milhares de pessoas de suas respectivas casas. No ano passado, o vulcão voltou a apresentar atividade e, por precaução, as autoridades da Indonésias determinaram o fechamento de 3 aeroportos, afetando cerca de 446 voos.

A última grande erupção do Vulcão Agung aconteceu em 1963, causando a morte de pelo menos 1.600 pessoas.

A Indonésia encontra-se situada no conhecido ‘Anel de Fogo do Pacífico’, uma vasta área de instabilidade geológica, onde são frequentes a ocorrência de abalos sísmicos, devido a colisões de placas tectônicas localizadas no fundo do mar.

A Ilha de Bali é famosa pelo turismo, templos religiosas, praias paradisíacas e, principalmente, o surfe. Ao todo, 5 milhões de pessoas visitam a região anualmente.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo